Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Racismo

Trabalho por Kaunna Costa de Morais Navarro, estudante de História @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Racismo


Ensaio

Tema: O racismo no Brasil


Título: Será que a cor da pele interfere em alguma coisa?

1. Poderia falar inúmeras coisas sobre o racismo, mas limito-me em apenas comprovar como uma pessoa negra pode fazer as mesmas coisas que uma pessoa branca ou até mesmo melhor.

2. Tomemos como exemplo duas pessoas exatamente iguais ao nascer, eu disse exatamente iguais, a única diferença é que uma das crianças é negra e a outra é branca. Será que se cada uma dessas crianças tiverem a mesma educação as duas irão ter as mesmas oportunidades na vida? É claro que vocês vão me responder: "Mas são duas pessoas diferentes, isso significa que podem ter semelhanças, no entanto nunca serão iguais. Por conseqüência as suas oportunidades serão diferentes mesmo". Veja bem, não é isso que eu estou perguntando, a minha pergunta se refere às oportunidades relacionadas a vagas em faculdades, ao mercado de trabalho, que mesmo sendo muito concorrido é mais provável que a pessoa branca consiga o emprego mesmo tendo a mesma capacidade ou até capacidade inferior em relação à pessoa negra. Então voltando a pergunta que fiz anteriormente, essas pessoas terão as mesmas oportunidades? As pessoas no geral costumam falar que se fossem donas de empresas trataria os empregados negros e brancos da mesma forma e com o mesmo salário. Mas será que na prática fariam isso mesmo ou só na teoria é que isso acontece?

3. Não estou querendo dizer que todos os seres humanos são racistas, de forma alguma. Estou apenas querendo mostrar-lhes que o racismo ainda existe. Para mostrar como o racismo é uma coisa ridícula voltemos aos primórdios dos tempos e isso convém fazer-lhes uma pergunta: Porque existem pessoas negras e brancas? A resposta mostra como a natureza é inteligente, a cor negra é apenas uma adaptação da nossa pele para se proteger do sol, é por isso que no continente africano existem tantos negros, lá o calor é muito intenso. Já no continente europeu tem tantos brancos, porque a incidência de raios solares é menor. Sendo assim nos convém fazer alguns esclarecimentos sobre o racismo e a pessoa negra:

4. Primeiro: se a cor da pele não tem nada a ver com uma pessoa ser inferior ou superior a outras, até porque não existem pessoas inferiores e superiores. Então por que existem pessoas racistas? Então por que os negros não têm as mesmas oportunidades que os brancos? A resposta só poderia ser uma isso só acontece, porque a nossa sociedade não tem respeito ao próximo e muito menos ética.

5. Segundo: uma pessoa negra nunca, nunca pode se sentir inferior ao contrário deve lutar pela igualdade e não conforma-se com a desigualdade. Exemplifiquemos essa situação para a melhor compreensão: Será que o Michael Jackson se considerava inferior só porque tinha a pele negra? Você há de convir comigo que mudar a cor da pele ao invés de lutar contra o preconceito, foi um ato que confirmou que ele se sentia inferior. Mas será que valeu a pena? Hoje o Michael sofre com diversas doenças decorrentes do fato da mudança da cor da pele.

6. Terceiro: como já foi dito negros e brancos são exatamente iguais e dispõem das mesmas capacidades físicas e mentais, é claro que levando em conta a capacidade de cada indivíduo, então por que é preciso reservar nas faculdades vagas para os negros? Será que eles não têm as mesmas capacidades mentais que qualquer um para conseguir uma vaga sem terem esses "privilégios"? Eu acho que isso é apenas um reflexo da nossa sociedade preconceituosa.

7. Hoje no Brasil com tantas misturas étinicas-culturais é quase impossível de se saber