Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Planejamento, o Instrumento de um Bom Relacionamento

Trabalho por Fábio Augusto Tuon, estudante de Administração @ , Em 15/11/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

O Planejamento, o Instrumento de um Bom Relacionamento


O planejamento é consideravelmente uma das melhores alternativas para prosseguir no crescimento e na sobrevivência de uma empresa familiar ou não, para as gerações futuras. Atualmente as empresas participam de um grande contexto competitivo e a ausência de um planejamento permanente pode ameaçar a vitalidade da empresa.

Muitos conflitos ocasionados, são gerados muitas vezes, pela falta de experiência dos membros que participam da empresa, assim como exemplo, as divergências de opiniões entre irmãos, ou como aplicar nos investimentos da empresa, na divisão de lucros ou até mesmo, outros fatores que envolvem nas decisões na empresa, podem criar sérios atritos que só atrapalham o bom andamento da mesma.

Em muitos casos, os herdeiros (filhos), ao assumir as responsabilidades na empresa, não possuem conhecimento e muito menos experiência de como lidar com essas situações ou desafios diversos que ocorrem no dia a dia, pois quando eram apenas o herdeiro, era privado em dar sua palavra final, talvez até por sua pouca idade em assumir tantas responsabilidade e decisões necessárias.

E assim, tem sido o planejamento a melhor solução, pois o planejamento é o instrumento essencial para orientar a empresa e os membros da família, pois quando esses entendem o assunto de como o conduzir, conseqüentemente conseguem introduzir os novos programas com maior sucesso. Com o planejamento, a empresa passa a ter mais opções e capacidade de respostas diante das mudanças, gerando mais informações e organização para se entender de como é o funcionamento do negócio e de também de como alcançar os objetivos. O planejamento também se faz muito importante, pois cria-se a visão de preservação dos recursos valiosos e estimula também a competitividade no mercado,e gerando maior capacidade de organização e aceitação entre mudanças que por muitas vezes se fazem necessárias em uma empresa.

Portanto, quando uma empresa encontra-se diante de obstáculos, faz-se necessários que o planejamento permaneça sempre aliado ao bom senso e na ética mantida entre os sócios herdeiros, para que a empresa possa estar direcionada na solução correta da situação e na conseqüente obtenção do sucesso e prosseguimento de idéias para as gerações futuras.


Referencia Bibliográfica:

Ward, John L., Planejar para Prosseguir. HSM Management. São Paulo: HSM do Brasil, Nov. – Dez./2003, pág. 114 – 121.