Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Letramento e Alfabetização

Trabalho por Informe seu nome, estudante de Pedagogia @ , Em 01/01/1970

5

Tamanho da fonte: a- A+

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Objetivo do Desafio

Produção de Relatório Final contendo uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática Letramento, tendo como público-alvo alunos em processo de alfabetização inicial.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda os pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1 Relembrar como foi seu processo de alfabetização, de acordo com os aspectos a seguir relacionados:

? Se foi alfabetizado na 1ª série com cartilha.

? Se foi alfabetizado antes de entrar na escola.

? Alfabetizou-se na Educação Infantil, ou antes dos 5 anos.

? Não se alfabetizou no primeiro ano de sua escolaridade.

? Alfabetizou-se observando algum adulto ou criança mais velha.

? Tem boas recordações de seu processo de alfabetização.

Tem recordações ruins de seu processo de alfabetização.

Nota

A ideia é que se remeta a esse processo de alfabetização lembrando os fatos marcantes, emoções e sentimentos.

2 Compartilhar suas experiências com a equipe e escrever alguns detalhes, com o objetivo de perceber como é marcante essa fase na vida de uma criança.

Passo 2 (Individual)

Refletir e elaborar o primeiro relatório parcial, em até duas páginas, que consiste na produção individual de um parágrafo completando a frase: “Estar alfabetizado é...”. O relatório deve conter o parágrafo e a respectiva indicação do autor (aluno).

Passo 3 (Equipe)

Discutir sobre os textos produzidos no passo anterior e elaborar o segundo relatório parcial, em até uma página, sobre o que significa estar alfabetizado.

Passo 4 (Equipe)

Definir os termos: decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento, presentes nas ideias de Faraco (2006). Elaborar o terceiro relatório parcial, em até uma página, com a definição dos conceitos indicados.

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).

Sugestão de Bibliografia complementar

• FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização. 7. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.

 

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você amplie a compreensão sobre a concepção de texto e a relevância dos usos da linguagem escrita e oral.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Refletir sobre as definições de texto apresentadas pelos linguistas:

O texto é um todo organizado de sentido, delimitado, produzido por um sujeito num dado tempo e determinado espaço e que um texto pode ser: escrito, verbal, visual (um quadro), verbal e visual (um filme e musical) (FARACO, 2006, p. 54).

Um texto não se define por sua extensão. O nome que assina um desenho, a lista do que deve ser comprado, um conto ou um romance, todos são textos. A palavra ‘pare’, pintada no asfalto em um cruzamento, é um texto cuja extensão é de uma única palavra. Texto é todo trecho falado ou escrito que constitui um todo coerente dentro de uma determinada situação discursiva, dentro de uma situação social real. (BRASIL, SEF, 1997, p. 56).

Passo 2 (Equipe)

1 Elabore o quarto relatório parcial, um quadro, conforme modelo a seguir, com cinco textos de diferentes gêneros, indicando a faixa etária que utilizariam, baseados nas definições de texto e em outros estudos.

Nome do texto-autor

Tipologia-gênero

Faixa etária indicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro 1

Fonte: As Autoras.

2 Construir o quinto relatório parcial, que consiste em um documento com as referências bibliográficas completas dos textos escolhidos para compor o quadro do passo anterior. Neste relatório a equipe deve justificar a escolha de cada título.

Passo 3 (Individual)

Realizar a leitura do trecho a seguir:

Ninguém ousa duvidar que o ensino da língua escrita e da linguagem oral são imprescindíveis para formar leitores e produtores de textos. (BRASIL, SEF, 1998, p. 57)

Passo 4 (Equipe)

Pesquisar e selecionar duas atividades que envolvam a