Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Dança Popular - Chá-chá-chá

Trabalho por Juliana Pimenta Ruas El Aouar, estudante de Produção Cultural @ , Em 31/05/2007

5

Tamanho da fonte: a- A+


DANZÓN


Dança cubana do século XIX, derivada da dança crioula, que evoluiu das antigas danças rurais européias e danças de corte combinadas com instrumentos de corda clássicos. Os predecessores do danzón são a contradanza¹, a danza² e a habanera³ . Danzón é um estilo despreocupado e elegante, mais lento, cadenciado e variado que os supra-referidos. O seu nome teve origem, por aumentativo do termo dança, num baile coletivo, formado por pares providos de arcos e ramos de flores.

Miguel Faílde4foi o criador do primeiro danzón intitulado "Las alturas de Simpson" (1879).

Obs.: ler legenda no texto estendido

1 - Teve a sua origem entre os normandos da Inglaterra. Dança campestre (o seu nome vem da fusão das palavras country , campo, e dance, dança), logo passou para outros países como França e Holanda, devido às diversas imigrações. Mas foi na França que teve uma maior importância, sendo, entusiasticamente, acolhida por populares e burgueses, mas nunca pela aristocracia.

2 - Forma musical e de dança do século XIX, percursora do danzón cubano.

3 - Gênero com origem na dança crioula. Teve o seu auge como dança durante a segunda metade do século XIX. Influenciou o surgimento de gêneros latino-americanos, especialmente do tango argentino. Rapidamente desapareceu como dança, ficando como gênero vocal.

4 - Matanzas, 1852 - 1921. Compositor, cornetista e regente de orquestra. Membro de uma família de músicos, foi o criador musical do danzón. Participou em conspirações contra a colonização espanhola. Fundou a sua orquestra típica em 1871, obtendo fama em todo o país. Além de danzones, produziu danzas, valsas, paso dobles e marchas. Em 1920 regeu pela última vez a sua orquestra num baile em Palos.