Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Humanização Hospitalar nos Centros de Referência

Trabalho por Juliana Klart, estudante de Enfermagem @ , Em 05/09/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2006


INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos citar o que é Humanização Hospitalar, relatando as qualidades dessa humanização para o usuário e funcionários, como funciona e se destina, dentro dos centros de referências hoje em dia.

As mudanças que se verificam na sociedade podem decorrer de ajustes implementados nas instituições e ao mesmo tempo podem ter origem na sociedade e naquelas ter reflexos, dependendo das necessidades que surgem a cada momento. Trata-se de um processo que vai aos poucos determinando o surgimento de instrumentos capazes de facilitar o trabalho e a convivência social, na busca de melhores resultados.

É sabido que a tecnologia teve avanços até pouco tempo inimagináveis, criando equipamentos capazes de mudar o estilo de vida e assegurando muitas vezes melhor qualidade de vida para os seus beneficiários. Estes avanços podem ser percebidos muito fortemente na área de saúde, onde é permanente e cada vez mais aprofundado o trabalho na busca de prevenção e cura das doenças, bem como da longevidade.

O avanço tecnológico trouxe consigo, entretanto, um aspecto maquinal, frio, não humano, atingindo principalmente os hospitais, as clínicas e os laboratórios, onde os funcionários são levados a agir quase que como autômatos. Mas essa conseqüência do desenvolvimento da tecnologia está sendo detectada e enfrentada, pois agora se busca um equilíbrio capaz de dosar o uso dos equipamentos e as intervenções das pessoas.

Como "há males que vêm para o bem" – segundo aquele antigo dito popular, o ambiente de uso da tecnologia gerou a discussão da participação humana, porém com um avanço na compreensão dos papéis profissionais. Dele resultou muito esclarecimento a respeito das atribuições de cada um – médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista e todos os demais trabalhadores das unidades de saúde, nascendo daí uma nova realidade.

Hoje, atividades multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares são realizadas no dia-a-dia em busca da qualidade do serviço, incorporando, entretanto, um elemento aparentemente paradoxal: a humanização. É nesse aspecto que surge a nova realidade, na qual é necessário estabelecer uma nova cultura no atendimento hospitalar exercitando a interdisciplinaridade no atendimento. Diz respeito fortemente a aspectos emocionais do cuidador e do usuário no hospital, às condições e qualidade no atendimento.

O Curso Atualização em Qualidade e Humanização do Atendimento em Saúde aborda questões determinantes da nova estrutura de qualidade e humanização, mostrando aspectos do trabalho do médico, do enfermeiro, do assistente social, do psicólogo, do assessor jurídico, enfim de todas as categorias. São temas que estarão presente em todos os momentos da vida de cada profissional.

Trata-se de um engajamento em uma luta que é justa, e para a qual a maior contribuição parte da justiça que temos dentro de nós.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Aprimorar as relações entre profissional de saúde e usuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PROMOVER um fluxo de propostas e deliberações;

CONCEBER estratégias de comunicação e integração entre os diferentes setores (reconhecendo-se, ela própria, como um dos mais significativos instrumentos de integração existentes no hospital);

REALIZAR formas de participação da comunidade, buscando os pontos de interação com entidades da sociedade civil, com o poder público e outras instituições;

ESTABELER fluxo de propostas entre os setores das instituições de saúde, a gestão, os usuários e a comunidade.


HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Humanizar o ambiente hospitalar é resgatar e fortalecer o comportamento ético, articular o cuidado técnico-científico, com o cuidado que incorpora a necessidade de acolher