Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Handebol - Historia ,Regras e Fundamentos

Trabalho por Bruno Leal Franco, estudante de Educação Física @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Handebol

Rio de Janeiro, AGOSTO, 2002

 

I - HISTÓRIA

O handebol ganhou feição atual em 1897, na Dinamarca, com a raftball, de origem alemã. Em 1910, os suecos batizaram o handebol como modalidade disputada como parte de treinamento de inverno de jogadores de futebol. Não tardou o esporte ganhou alma própria com a primeira disputa internacional no dia 3 de setembro de 1925: Alemanha 6, Áustria 3.

Em Berlim - 36, os alemães adicionaram o esporte ao programa olímpico - e ficaram com o ouro. Tratava-se de um handebol de campo em que os dois times de 11 jogadores se enfrentavam ao ar livre. Depois disso, o jejum durou até Munique - 72, quando ele reapareceu - com sete jogadores, em quadra coberta.

Desde então, a Europa domina o pódio.

Atualmente o jogo é realizado em uma quadra de 40 metros por 20 metros e o objetivo é colocar a bola dentro de um gol que mede 3 metros de largura por 2 metros de altura. Cada time conta com 12 jogadores dos quais 7 podem ficar na quadra, desses 7 jogadores, 6 são jogadores de linha e um é goleiro que pode além de defender a sua meta, atuar como um jogador de linha; como no futebol.

A bola é arremessada com muita força e os goleiros tem de ter reflexos rápidos para poder defender bem a sua meta.

No Brasil, o esporte aportou na década de 30, pelas mãos dos imigrantes alemães de São Paulo. A seleção brasileira masculina os dois últimos Jogos. Em Barcelona - 92, ficou em 12º, último colocado, e em Atlanta - 96, subiu uma posição. A seleção feminina debutará em Sydney, com vaga garantida pela medalha de ouro no pan-americano de Winnipeg - 99.


II- REGRAS

2.1 O jogo

O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas de Atlanta foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol. O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45 metros que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia complemente da quadra antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E então o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de 2 minutos. O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol, marcando um ponto caso a bola ultrapasse complemente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar passes inesperados (às vezes no maior estilo NBA) para atingir o gol.

2.2 Área do Gol

Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário.

2.3 Goleiro / Gol

O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição