Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Atletismo: Lançamento de Disco e Martelo

Trabalho por Ana Carolina Ferreira de Oliveira, estudante de Educação Física @ , Em 08/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

LANÇAMENTO DE DISCO


A TÉCNICA DO ARREMESSO

Muitos técnicos e professores são de opinião de que as provas de campo devem ser ensinadas em sua ação total tanto quanto possível e a aprendizagem parcial deve se reduzir ao mínimo necessário. Podemos considerar dentro das técnicas do arremesso as seguintes fases:


a) forma de segurar o disco - a mão deve ser colocada dobre o disco de uma forma bem descontraída. O polegar separado, não sustenta o disco, mas o mantém em equilíbrio. Os demais dedos se colocam na aresta, na região das articulações das pequenas falanges. O indicador está aproximadamente sobre o diâmetro. A separação dos dedos está relacionada com o tamanho da mão, que sendo grande, facilita, evidentemente, a empunhadura. Em princípio, se tem a impressão que o disco vai cair da mão, mas isso é corrigido com relativa facilidade no decorrer da prática. O dedo polegar será fixador na posição do disco e o peso deste gravitará sobre a ponta dos dedos.

A maioria dos arremessadores aplica o disco sobre toda a palma da mão; outros preferem flexionar ligeiramente o punho, apoiando a outra extremidade contra a parte interna do antebraço, com o objetivo de facilitar a ação do punho no momento do arremesso. Todo arremessador deve utilizar a forma que melhor lhe convier e que permita um melhor controle do disco durante a realização do gesto do arremesso.

b) Posição inicial - o atleta se coloca próximo à borda do círculo, com as costas voltadas para a direção em que o disco vai ser arremessado. O peso do corpo deve estar distribuído sobre as duas pernas e os pés separados a uma distância suficientemente cômoda para facilitar o início do giro. Os braços se colocam em posição normal ao lado do corpo. Após a colocação do corpo nessa posição, inicia-se o giro ou deslocamento no círculo, através da realização de vários balanceamentos, preparatórios (três em geral), onde o disco é levado de um lado para o outro do corpo, que o acompanha com participação total (e não apenas do braço). Esses balanceios têm por objetivo concentrar o atleta para a realização do arremesso e auxiliar a impulsão, favorecendo a velocidade para a execução do giro.

c) Giro ou deslocamento - o giro é realizado durante o deslocamento no interior do círculo de 2,50 metros de diâmetro, sendo relativamente simples, mas de muita precisão. Esse giro é utilizado para se obter a maior velocidade possível no momento de soltar o disco.

O arremessador gira rapidamente sobre si mesmo para criar uma força centrífuga, o disco percorre o mesmo tempo ( em aceleração no extremo do sistema de alavancas) o maior caminho possível, após a tomada definitiva dos apoios, no sobre o longo caminho desde a posição inicial até o momento em que abandona a

O arremessador gira rapidamente sobre si mesmo para criar uma força centrífuga, o disco percorre o mesmo tempo (em aceleração no extremo do sistema de alavancas) o maior caminho possível, após a tomada definitiva dos apoios, no sobre o longo caminho desde a posição inicial até o momento em que abandona a mão sensivelmente sobre a perpendicular do eixo de arremesso. Após o último momento do arremesso propriamente dito, o arremessador deve dispor de uma grande potência e de uma grande velocidade de execução para acelerar o disco balanceio preparatório inicia-se o giro, no momento em que o disco é levado para trás, ao lado direito do corpo. Nesse exato instante, o corpo começa a se deslocar e o arremessador leva então seu