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Educação Física e Esportes - Perspectivas para o Século XXI

Trabalho por Marcos Roberto O. Cheris, estudante de Educação Física @ , Em 21/04/2006

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Educação Física e Esportes - Perspectivas para o Século XXI


Introdução

O texto "Educação Física e Esportes: Perspectivas para o século XXI" de Ademir Gebara, procura mostrar o surgimento da Educação Física, dentro de um sistema de evolução, problematização e solução.

Define o que é Educação Física buscando seu significado no passado e trazendo uma definição mais ampla para o presente com intenção de melhoras para o futuro.

"Para falar do presente e futuro é necessário conhecer o passado"

Assim ao falar das perspectivas para a Educação Física no Brasil é necessário viajar ao passado e buscar suas bagagens.

No período de 1.850 e o final do século, evidenciou-se o significado da "Educação Física". A partir daí, novas pesquisas foram feitas a fim de buscar o seu núcleo gerador que deparasse com uma resposta conclusiva.

Em 1.890 na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, foi encontrada(e, ainda hoje é disponível) uma obra chamada "Tratado"(Mello Franco) que expõe um conjunto de conhecimentos sobre higiene e pediatria. Certas questões estavam interligadas a que se pretendia em Educação Física, atualmente esse manual não corresponde ao que pretendemos na área.

Em 1.854, desenvolveu-se regras às mães com preocupação com o meio ambiente, alimentação e atividade física , tornando a Educação Física mais complexa.

O Brasil traz consigo um nível grande de alterações, na política , educação e cultura e, devido a isso, a busca para compreender o homem brasileiro tornou-se evidente. A Educação Física foi interpretada de várias formas ¾ como "educação corpórea" , "arte da conservação dos meninos", "educação medicinal", "educação natural" ¾ foi consagrada em 1.761, na Academia de Harlem.

A Educação implica o intelectual, moral e físico e também, o desenvolvimento do espírito e dos costumes.

Em meados do século passado a Educação Física foi vista num ramo de educação e medicina.


OBJETO DE ESTUDO

SABER MÉDICO SABER PEDAGÓGICO

A Educação Física não deve se limitar somente no físico, e sim, no intelectual também.

1978 - ênfase aos fatores sociais - relação atividade física e saúde

Também merece destaque o "tratamento militarista" a fim de reeducar o corpo do homem militar tornando-o mais dócil, corajoso e subordinado, e, conseqüentemente, apto a passar as resultantes da ginastica aos seus descendentes. Assim, se encontrando num mesmo ponto de vista a "instrução física" e a "Ed. Física".

A relação da ginástica escolar e medicina é um ângulo importante, pois a ginástica seria uma parte da medicina que ensina como conservar e restabelecer a saúde por meio do exercício, permitindo um porte físico mais adequado, desenvolvimento físico melhor, fortalecimento da saúde , disciplina escolar, e progresso nos estudos, constituindo assim, um corpo sadio e disciplinado. A ginástica tem uma seção teórica e outra prática para menores e maiores de 10 anos.

Para os menores - a teoria fica a segundo plano e a prática compõe exercícios livres.

Para os maiores de 10 anos - a teoria abrange várias fontes para um melhor conhecimento do corpo humano, tais como: anatomia, anatomia animal, estrutura do corpo, peso do corpo, estrutura humana e tamanhos fora do comum, ciclo vital, aparelhos e funções, órgãos do movimento, esqueleto, beleza plástica, osteologia, artrologia.

"Para a prática é necessário conhecer a teoria."

No início do século XX, a introdução dos esportes modernos no Brasil viriam compor a "Educação Física". Exemplo : futebol.

E , em 1.920, ocorreu a sua escolarização que significa a prática obrigatória da Educação Física nas escolas brasileiras, com mais