Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Importância da Administração nas Organizações

Trabalho por Vivian Cristina Klein dos Santos, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

A importância da Administração nas Organizações


Introdução

Em todas as organizações, de uma forma ou de outra, a administração se faz presente, em algumas o sucesso prevalece, porém em outras nem sempre.

É a partir deste pressuposto que desenvolve-se este trabalho, baseando-se estritamente na importância da administração nas organizações.

Primeiramente expõem-se conceitos de administração e organização e no decorrer do mesmo, demonstrará-se as habilidades, as tarefas e as técnicas necessárias, para se administrar uma organização. Também se apresentará as características que os administradores precisam ter, para ele e a organização obterem maior sucesso e os tipos de organizações existentes e quais suas finalidades.

Um breve relato sobre a história da administração e da organização também são itens que destacam-se neste trabalho.

Para uma melhor análise da importância da administração nas organizações, a pesquisa apoiou-se em livros de administração, revistas, artigos e sites na Internet.

"Não existe homem sem ideal,

Não existe presente sem trabalho,

Não existe futuro sem planejamento

não existe organização sem Administração."

 

1. Conceitos

1.1.Organização

Organização é a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além das pessoas, as organizações outros recursos, como máquinas, equipamentos, dinheiro, tempo espaço e conhecimento.

Por meio de uma organização, é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam talvez um pouco mais difícil de atingir se a pessoa estivesse sozinha.

Organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídos e reconstruídos a fim de atingir objetivos específicos.

É necessário analisar também o termo Organização como função administrativa. Onde se pode conceituá-lo como o ato organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração, estabelecendo relações entre eles e as atribuições necessárias de cada um deles.


1.2. Administração

A palavra Administração,vem do latim, onde:

Ad = direção para, tendência para

Mister = subordinação, obediência, e significa: aquele que realiza uma função abaixo do comandante de outrem.

No entanto, a palavra sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção, controle de todos os níveis da empresa a fim de atingir os objetivos.

Segundo Harold Koontz, "Administração é a arte d realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados". Sendo assim, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos estabelecidos.

É preciso considerar a Administração também como ciência social, onde na sua conceituação ela existe para apoiar, para ajudar e que a sua missão só é válida quando respeita os princípios da ética, moral, sem comprometer o futuro das instituições, da comunidade e da nação, isto é, como atividade que mais colabora com a melhoria da qualidade de vida.

Enfim administrar é o processo de fluir e conduzir o comportamento das pessoas para garantir a sobrevivência, o crescimento e a saúde das organizações.

 

2. Atividades e tarefas da Administração nas Organizações

Administrar é o processo de planejar, organizar, liderar, comandar, coordenar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização, além de outros recursos para alcançar os objetivos da organização.

Assim, independente do tipo de organização o administrador sempre terá que:

Planejar: pensar, decidir, escolher antecipadamente seus objetivos, suas ações, seus atos, baseando-se em algum método, plano ou