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A Função do Líder Na Empresa

Trabalho por Nalva Maximiliano Costa Bolzoni, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

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Liderança


I – INTRODUÇÃO

Poderíamos afirmar que nossa sociedade se caracteriza por ser uma sociedade de organizações. O homem nasce em uma organização, é educado por organizações, passa grande parte de sua existência trabalhando em organizações, e quando está em momentos de lazer, ele paga, joga, diverte-se, reza e termina por morrer em organizações.

A teoria contemporânea da administração enfatiza a natureza das organizações como sistema, nos quais tudo está interligado (Abordagem Sistêmica). Enfatiza também que a eficácia da pratica gerencial depende das características particulares da situação à qual está sendo aplicada (Abordagem Contingencial).

Até a década de 60 o chefe servia para controlar ou ensinar as tarefas aos funcionários – o bom chefe era aquele que tinha o pessoal na palma da mão – porém as empresas, a partir da década de 70, passaram a necessitar mais da contribuição intelectual de seus funcionários. Principalmente no fim dos anos 80, com a evolução da concorrência criou a necessidade de funcionários mais dedicados – o novo bom chefe, agora chamado de líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, "vender" os objetivos à equipe, criar um bom clima.

Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é liderar.

Há extinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um individuo um líder) e de liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões dentro de uma empresa). Portanto, o grau que um indivíduo demonstra qualidade de liderança depende não somente de suas próprias características, mas também das características das situações na qual se encontra.

Com a globalização, avanços tecnológicos principalmente na área de comunicação, com as constantes mudanças no mercado e concorrência acirrada das empresas, vemos que a liderança tem seu lugar de importância garantido, pois o comportamento de liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc. E isso deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou seja, suas necessidades.

 

II – DESENVOLVIMENTO

2.1. TEMA

A FUNÇÃO DO LÍDER NA EMPRESA X

2.2. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR

NOME :

Nº. MATRÍCULA:

TURMA:

SALA:

2.3. PROBLEMA

2.3.1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Com as constantes mudanças no mercado, como maior competitividade e maior exigência de qualidade e bom atendimento por parte dos clientes vê-se a necessidade das empresas melhorarem cada vez mais, tanto no fator tecnologia, como no fator humano. Dessa forma, a liderança, que está ligada a este último fator, se faz necessário no cenário empresarial.

2.3.2. PERGUNTA PROBLEMA

Será que a função do líder pode ser melhorada?

2.3.3. HIPÓTESE

2.3.3.1. H 0

A função do líder pode ser melhorada, desde que o mesmo saiba se adequar à organização e tenha habilidades em liderança e seus conceitos, comunicação e motivação para conduzir a equipe aos objetivos da empresa.

2.3.3.2. H 1

A função do líder já está em um nível de qualidade que corresponde às expectativas da empresa, não precisando ser melhorada.

2.4. justificativa

A utilidade deste trabalho está baseada na importância que este tema tem, tanto para as pessoas que fazem parte do processo produtivo, como para a empresa que cada dia lida mais com um mercado mais exigente e competitivo.

A liderança é um processo contínuo