Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Diferença entre Células Procariotas e Eucariotas

Trabalho por Claudia Cristina Dias, estudante de Biologia @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Procariotas x Eucariotas

As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, ou seja, todos os seres vivos são formados por células.

Figura 1. Desenho representando uma célula eucariota animal típica.

A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariotas, cujo material genético não está separado do citoplasma por uma membrana e as eucariotas, com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. Embora a complexidade nuclear seja utilizada para dar nome as duas classes de células, há outras diferenças importantes entre procariotas e eucariotas.

Do ponto de vista evolutivo, considera-se que as células procariotas são ancestrais das eucariotas. As procariotas surgiram há cerca de três bilhões de anos ao passo que as eucariotas há um bilhão de anos. E apesar das diferenças entre as células eucariotas e procariotas, existem semelhanças importantes em sua organização molecular e em sua função. Por exemplo, podemos citar que todos os organismos vivos utilizam o mesmo código genético e uma maquinaria similar para a síntese de proteínas.

As células procariotas caracterizam-se pela pobreza de membranas, que nelas quase se reduzem à membrana plasmática. Os seres vivos que têm células procariotas compreendem as bactérias e as cianofíceas ou algas azuis.

Apesar de possuírem uma estrutura relativamente simples, as células procarióticas são bioquimicamente versáteis e diversas: por exemplo, todas as principais reações metabólicas são encontradas em bactérias, incluindo os três processos para obtenção de energia: glicólise, respiração e fotossíntese.

Figura 2. Eletromicrografia de uma célula procariota

As células eucariotas, por definição e em contraste com as células procariotas, possuem um núcleo (caryon, em Grego) que contém a maioria do DNA celular envolvido por uma dupla camada lipídica. O DNA é assim mantido num compartimento separado dos outros componentes celulares que se situam num citoplasma, onde a maioria das reações metabólica ocorre. No citoplasma, no entanto, organelas distintas podem ser reconhecidas. Dentre elas, duas são proeminentes, os cloroplastos (nas células vegetais) e as mitocôndrias (animais e vegetais), envoltas numa bicamada de membrana que é distinta da membrana nuclear. Ambas as organelas possivelmente têm origem simbiótica.

Figura 3. Eletromicrografia de uma célula eucariota.

Tabela 1 Comparação entre Organismos Procariotos e Eucariotos

 

Procariotos

Eucariotos

Organismo Bactéria e cianofícea Protozoários, fungos, vegetais e animais.
Tamanho da Célula Geralmente de 1 a 10 micrometros Geralmente de 5 a 100 micrometros
Metabolismo Aeróbico ou anaeróbico Aeróbico
Organelas Poucas ou nenhuma Núcleo, mitocôndrias, cloroplasto, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomo, etc.
DNA DNA circular no citoplasma Longas moléculas de DNA contendo muitas regiões não codificantes: protegidos por uma membrana nuclear
RNA e Proteína Sintetizados no mesmo compartimento RNA sintetizado e processado no núcleo, Proteínas sintetizadas no citoplasma.