Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Planejamento Anual de Aula - Competências e Habilidades

Trabalho por Marcela Camarotto, estudante de Educação Física @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANEJAMENTO DE AULA

ANUAL

PALMAS, JUNHO DE 2002.

 

INTRODUÇÃO

Em relação ao novo contexto escolar, é importante dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades fundamentais que foram adquiridas nos ciclos anteriores (1º e 2º), aprofundando-se na busca de um grande universo de descobertas e de novas aquisições. Nesse sentido a Educação Física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que busquem favorecer o desenvolvimento do jovem.

A Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, deve ter como preocupação básica estimular a participação de todos os alunos, ressaltando os objetivos de cada atividade, para que eles percebam, em cada uma delas, os benefícios, as possibilidades de utilização como instrumento de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e de manutenção e melhoria da saúde.

A Educação Física, deve propiciar a aquisição das aprendizagens dos movimentos especializados, pois nesta fase a criança já apresenta uma certa experiência em jogos, exercícios e atividades rítmicas vivenciadas no 1º e 2º ciclos. Essa vivência facilitará a sua participação em atividades mais específicas que agora irão exigir novas habilidades, aproveitando mudanças físicas e psicológicas, características desta fase de desenvolvimento. O 3º ciclo é o período da iniciação da aprendizagem do esporte, ginástica, dança e luta, enquanto que o 4º ciclo representa a conclusão deste nível de aprendizagem.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Reconhecer e valorizar a atividade esportiva para melhoria da qualidade de vida;
  • Assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sob diferentes pontos de vista propostos em debate;
  • Reconhecer e valorizar seu corpo dentro de seus limites;
  • Capacidade de criar ou transformar regras no esporte e na convivência social;
  • Capacidade de assimilação e cooperação para com colegas e professores;
  • Desenvolver as noções conceituadas de esforço, intensidade e freqüência, aplicando-as em suas práticas corporais;
  • Refletir sobre informações específicas da cultura corporal, adotando uma postura autônoma na seleção de atividades, procedimentos para manutenção

 

METODOLOGIA

Para um melhor desenvolvimento do aluno de Ensino Fundamental, e para que se possa tentar realizar todas as competências e habilidades propostas em discussão entre professores, utiliza-se os seguintes métodos:

  • sala de aula, na qual se é discutido problemas e demais dúvidas de alunos;
  • quadra desportiva para as práticas;
  • biblioteca;
  • sala de informática; aumentando o recurso da biblioteca;
  • rádio
  • livros, revistas, cópias de assuntos dados;
  • vídeo;
  • televisão;
  • pesquisas extracurriculares;
  • bolas, cordas, apito, baralho; xadrez, dominó, etc.

 

CONTEÚDOS

A proposta de planejamento anual tem como objetivo simplificar o plano de ensino, tendo já preestabelecidos os pontos fundamentais que se quer trabalhar com o aluno durante o ano letivo. Esses pontos são levantados em Conselhos de Classes tentando atender melhor aos alunos, e suas necessidades. Alguns pontos levantados são:

  • Cultura do movimento e cultura corporal;
  • Reconhecimento e identificação das capacidades físicas relacionadas às habilidades;
  • Prática da atividade física e sua relação com a saúde;
  • Educação Física e pesquisa social;
  • Manifestações no meio escolar e social;
  • Significado das atividades físicas para uma prática permanente;
  • Corpo: conhecimento geral, teórico, físico e psicológico;
  • Danças num contexto geral (forma mais teórica);
  • Diferentes ritmos;
  • Pesquisas comparativas, históricas, tendências e concepções;
  • Esportes no âmbito geral: Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Atletismo, Ginástica;
  • Prática de materiais alternativos: baralho, xadrez, jogos interativos, etc.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação vem a ser uma forma do próprio professor destacar se o aluno