Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Projeto de Intervenção

Trabalho por Chisleane, estudante de Serviço Social @ , Em 01/01/1970

5

Tamanho da fonte: a- A+

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS

 

Curso De Graduação Em Serviço Social- EAD

Centro Associado - Viçosa

   Polo Viçosa

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO

            “Os Serviços Ofertados pelo CRAS para a comunidade”

 

 

CAMPO DE ESTÁGIO: Centro De Referência de Assistência Social-CRAS

 

 

GRUPO: Kimura

 

 

 

ACADÊMICOS: Chisleane Fernanda Cavalcante dos santos   LOGIN: 247322

                           Luiz Gustavo Ferreira de Vasconcelos             LOGIN:247304   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viçosa/al, dezembro de 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO 

          O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assistência social.

É o espaço onde os serviços de proteção básica são executados de forma direta e articulas com outras redes e “a Assistência Social, enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação Inter setorial com outras políticas sociais, particularmente, as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, habitação, entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos” (PNAS/2004) .

Para que a população tenha acesso a estes serviços é necessário uma divulgação, que atinja um número considerável de famílias. Assim foi elaborado este projeto de intervenção com o tema: Os Serviços Ofertados pelo CRAS para a comunidade.
O referido projeto será desenvolvido nas escolas públicas, nos programas sociais, nos PSF – Programa Saúde da Família . Enfatizando-se que a proteção social básica deve ser organizada de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos sócio assistenciais e sua defesa.

JUSTIFICATIVA

O Serviço Social tem sua especificação no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece e o Centro de Referência de Assistência Social é a unidade por excelência onde o Assistente Social atua nas demandas que surgem oriundas destas necessidades e situações.

Durante o estágio supervisionado observamos que a Equipe de Referência do CRAS desenvolve seu trabalho acolhendo os usuários, orientando-os, encaminhando-os para os programas e projetos e acompanhando-os de acordo com as demandas apresentadas. Há casos em que o serviço vai ao encontro dos usuários em seu domicílio para observar a realidade como um todo e assim, realizar um atendimento com qualidade e eficiência dando os encaminhamentos cabíveis a cada situação e , quando necessário articula-se com a rede sócio assistencial para assim garantir os direitos aos usuários, pois segundo o PNAS/2004, “os serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica deverão se articular com as demais políticas públicas locais de forma a garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas e o protagonismo das famílias e indivíduos atendidos, de forma a superar as condições de vulnerabilidade e a prevenir as situações que indicam riscos potenciais”. 
No entanto percebemos também a falta de informação que abrange a população da área territorial do  CRAS , a acomodação e a precariedade de conhecimento das famílias sobre os serviços ofertados pelo mesmo, e isto foi objeto de estudo para a elaboração do projeto de intervenção intitulado: Os Serviços ofertados pelo CRAS para a comunidade, com o intuito de fazer com que a maioria das famílias referenciadas e cadastradas conheçam e saibam que o  CRAS  é a casa das famílias, onde elas podem buscar apoio, orientações, informações, soluções, participação em cursos de geração de renda, garantia de direitos, entre outros. 
Para o estagiário de serviço social desenvolver este projeto é muito importante para sua formação, visto que o mesmo estará relacionando a teoria à prática, vendo a realidade social e as políticas sociais viabilizadas para a população, podendo fazer intervenções diante das necessidades observadas e acrescentando aos seus conhecimentos teóricos-metodológicos à prática técnica operacional proporcionando ao mesmo uma formação de qualidade para que na sua atuação como profissional seja capaz de proceder com coerência, eficiência, competência, qualidade e ética, contribuindo na construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL