Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

INFORMATIZAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho por PRISCILA RAMBO, estudante de Contabilidade @ , Em 09/08/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

INFORMATIZAÇÃO DA CONTABILIDADE

RESUMO

A informatização, os avanços tecnológicos e a globalização são responsáveis por muitas mudanças que vêm acontecendo na Contabilidade. A Contabilidade que tem como objetivo principal o controle do patrimônio do seu usuário, utiliza de sistemas informatizados para desempenhar essa função com muita agilidade e eficiência, o que não era possível antigamente, já que tudo era feito manualmente e despendia muito tempo. O profissional da área contábil desempenha hoje um trabalho diferenciado e com outro direcionamento, transformando os dados produzidos na Contabilidade em informações importantes para seus usuários, tornando-se parceiro deles, auxiliando na gestão dos negócios e orientando de forma segura a tomada de decisões. Por isso é fundamental que ele busque conhecimento e atualização sempre. A informatização facilita o dia-a-dia dos contadores, e as novas funções designadas a eles valorizam a profissão.

Palavras-chave: contabilidade, informatização, valorização da profissão.

INTRODUÇÃO

A história da Contabilidade é muito antiga e teve seu início quando o homem controlava seu patrimônio por meio de desenhos e gravações. Ao mesmo tempo em que aconteceram novas descobertas e surgiram novos conhecimentos e avanços tecnológicos ao longo dos séculos, a
Contabilidade foi evoluindo gradativamente. Passou do simples registro manual dos fatos ocorridos com o patrimônio do usuário, para uma ciência social fundamental que produz informações indispensáveis de controle e dados necessários para tomada de decisões, com muita rapidez e praticidade.
Atualmente a informatização faz parte do dia-a-dia dos profissionais da Contabilidade. Este artigo tem como objetivo mostrar que a informatização é essencial no processamento e armazenamento dos dados contábeis e teve grande influencia na valorização da profissão, visto que sobra mais tempo para o contador atuar no gerenciamento das informações produzidas, auxiliando os usuários nos planejamentos e estratégias das futuras ações que determinam o sucesso no alcance dos objetivos esperados. A metodologia utilizada no desenvolvimento do artigo incluiu pesquisa bibliográfica, em periódicos e na internet.
São citados dois novos dispositivos tecnológicos criados para uso dos profissionais contadores que são o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a Certificação Digital. Já existem usuários desses dispositivos e num futuro próximo acredita-se que todas as empresas terão que aderir a essas tecnologias.

1 Evolução histórica da Contabilidade

A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Na época em que nem mesmo a escrita era desenvolvida, o homem utilizava de inscrições artísticas nas paredes das cavernas e nas pedras para controlar seus bens, riquezas ou Patrimônio.
Nas civilizações primitivas os homens contavam seus objetos e ferramentas rudimentares, ou caças, ou rebanhos, afim de controlar a quantidade de suas posses, deixando inclusive alguns vestígios de documentos que comprovam isso. Depois apareceram os primeiros estudos sobre a contabilidade, registros de cobrança de impostos, gastos com construções, interesses pelas formas de cálculo e medidas de comprimento, criação do sistema decimal e da primeira moeda.
Para o desenvolvimento da prática contábil os romanos usavam alguns recursos rudimentares que os auxiliavam, como o ábaco, por exemplo. Esse equipamento é muito usado entre as civilizações orientais até hoje. Alguns teóricos classificam o ábaco como sendo o primeiro computador.
Na idade média o pergaminho foi substituído pelo papel. E hoje em dia estamos substituindo o uso do papel, por uma Contabilidade Digital.
Ao longo dos séculos, a Contabilidade passou por um grande desenvolvimento de acordo com as necessidades que foram surgindo, com as descobertas tecnológicas e com a globalização mundial: houve a sistematização e organização dos métodos de informação, criação do Método das Partidas Dobradas, escrituração e registro do controle do Patrimônio, aparecimento de teorias e doutrinas científicas contábeis e, por fim, a padronização das informações e conceitos que torna as demonstrações contábeis acessíveis a todos os usuários. São fatos que modificaram totalmente a rotina de trabalho dos profissionais da Contabilidade.
O contador, quando era conhecido como guarda-livros, fazia um papel basicamente burocrático que se resumia em cálculos, relatórios