Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Jogos Pre-Desportivos - Handebol

Trabalho por Marcela Paulino Balieiro, estudante de Educação Física @ , Em 13/11/2009

5

Tamanho da fonte: a- A+

Jogos Pré-Desportivos – Handebol
FMU
2008

 

 

 

Sumário

Introdução
I – Jogos Pré-Desportivos
1.1.Jogo Pré-Desportivo 1
1.2.Jogo Pré-Desportivo 2
1.3.Jogo Pré-Desportivo 3
1.4.Jogo Pré Desportivo 4
1.5.Jogo Pré Desportivo 5
Conclusão
Referências

 

Introdução

Os jogos que utilizam a bola como instrumento, são atividades praticadas há muito tempo no campo da Educação Física. Apesar de estarem sempre sujeitos a alterações não perdem sua capacidade fundamental de desenvolver habilidades motoras juntamente com aspectos afetivos e coletivos.

Existiu, no entanto, um momento em nossa sociedade, por volta da década de 70, em que políticas públicas de incentivo ao esporte de alto nível, ou seja, de competição, fizeram com que a prática da Educação Física objetiva-se um desenvolvimento onde só os melhores se destacam, prática esta que inviabiliza um trabalho voltado para uma atividade capaz de proporcionar autonomia e melhora na qualidade de vida dos alunos de maneira generalizada.

Ainda hoje é possível observar esta prática, proporcionando desde cedo o desenvolvimento de uma mentalidade individualista.

Torna-se, portanto de extrema importância à busca por caminhos que enriqueçam a dinâmica das aulas de Educação Física alcançando desta maneira uma prática estimulante de valores como a solidariedade, a inclusão e a participação, capazes de minimizar os preconceitos, uma vez que o trabalho em grupo solicita o desenvolvimento destes valores.

Tem-se assim como uma das formas mais eficientes no processo ensino-aprendizagem a utilização do desporto coletivo empregado na forma de jogos lúdicos.

“Os jogos populares podem ser entendidos como uma forma de resgate da ludicidade, ou seja, com o espírito de brincadeira, alegria e ausência de preocupação. Afinal é lúdico tudo que faz a pessoa interagir com o meio de forma intensa, porém sem preocupação de recompensa para além da própria atividade e levando-o a buscar um espaço de jogo diferente da ordem de seu cotidiano”.(Taranto, A. B., 2005).

É possível, portanto, através da Educação Física aplicada de forma lúdica, explorar a criatividade, potencializando aspectos como alto confiança, tomada de decisões e auto-estima, sem perder sua essência de ensino da atividade esportiva, pois a organização do jogo pré-desportivo facilita o aprendizado de técnicas específicas, de forma simplificada e permitindo uma maior flexibilidade.

Observando agora especificamente o handebol, esporte objetivo de estudo, temos que o desenvolvimento de sua metodologia é extremamente importante no contexto social atual, uma vez que este é parte integrante do programa de ensino tanto de escolas públicas como de particulares.

Caracteriza-se por um esporte muito aceito pois desperta prazer em sua prática e desenvolve capacidades como força, agilidade, velocidade e destreza. O ensino desta modalidade por meio de jogos lúdicos permite que a criança aprenda a interagir com as diferenças individuais, buscando a alegria e a motivação, desenvolvendo habilidades motoras, intelectuais e sociais, podendo alcançar de maneira prazerosa e eficiente os fundamentos do handebol.

Neste trabalho serão apresentados de forma descritiva e detalhada cinco jogos pré-desportivos que exemplificam a proposta de ensino apresentada.

 

I - Jogos Pré-Desportivos

São aqueles, que visam à aprendizagem de gestos e movimentos naturais/básicos dos elementos essenciais e movimentos simples, como: saltar, correr, lançar, que tenham semelhança com o handebol.

Tendo como objetivo a iniciação dos fundamentos básicos, assim deve-se dar ao aluno meios que possa compreender as noções gerais do jogo. As regras empregadas sao as mais simples possíveis. À medida que haja evolução da criança, elevar o nível de complexidade para melhoria da técnica individual.

Os jogos pré-desportivos podem ser iniciados á partir da 4ª. Série (8 e 9 anos), e ter como características principais ser:

•De forma lúdica e prazerosa – Desenvolvimento dos aspectos cognitivos e sócio-afetivos.
•Pode ser desenvolvido em forma de