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LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A LEITURA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO

Trabalho por Luzia Baggio Antunes, estudante de Pedagogia @ , Em 25/09/2009

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MONOGRAFIA LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A LEITURA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO

UNIBAVE
2005

 

 

 

SUMÁRIO

RESUMO
ABSTRACT
1 INTRODUÇÃO
2 ORIGEM DA LITERATURA INFANTIL
2.1 LITERATURA INFANTIL SITUAÇÃO ATUAL
2.2 CARACTERÍSTICAS DA OBRA LITERÁRIA INFANTIL
2.3 OS TEXTOS DESTINADOS À CRIANÇA
3 SALA DE AULA E O LIVRO
3.1 DIFERENTES OLHARES SOBRE A LITERATURA
4 O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
4.1 A MAGIA NO ATO DE CONTAR HISTÓRIAS
5 A LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA: A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
6 LITERATURA INFANTIL: PRÁTICAS ADEQUADAS QUE AJUDAM A DESPERTAR O GOSTO PELA LEITURA
6.1 A POESIA
6.2 O TEATRO
6.3 O FOLCLORE
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS



RESUMO

Esse trabalho objetiva fazer um estudo bibliográfico da importância da Literatura Infantil no contexto da Educação Infantil e nas Séries Iniciais.

Tal estudo aborda a origem da Literatura Infantil e seus avanços na prática pedagógica no correr do tempo.

Outro aspecto enfatizado é a importância dos mesmos como meios de incentivar e de-senvolver o prazer pelo ato de ler.

Palavras–chave: Literatura Infantil – gosto pela leitura – prática pedagógica.

 

ABSTRACT

This objective work to make a bibliographical study of the importance of Infantile Literature in the context of the Infantile Education and in the Initial Series.

Such study it approaches the origin of Infantile Literature and its advances in practical the pedagogical one in running of the time.

Another aspect emphasizing is the same importance of as the half ones to stimulate and to develop the pleasure for the act to read.

Keywords: Infantile Literature - taste for the reading - practical pedagogical.



1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, ressaltando a importância das narrativas infantis para o desenvolvimento e desempenho da criança no processo ensino e aprendizagem, enfatizando a socialização com os seres imaginários contribuirá muito no desempenho da oralidade, da escrita, da formação crítica, fazendo dele um ser com possibilidades de se auto-analisar, quando necessário.

Tal estudo é de fundamental importância, pois vivemos momentos de crise. O universo está em constante conflito e é preciso, urgentemente, resgatarmos a sensibilidade, a imaginação e a criatividade tão necessária para um bom desenvolvimento da criança, abrindo, assim, um espaço maior para a Literatura Infantil, com mais emoção e interesse.

É preciso que as crianças tenham acesso aos livros pois, independente de serem poucos os que lêem, a leitura não deixou de ser o meio ideal para a transmissão das idéias e, para a expressão dos sentimentos, possibilitando a extensão e profundidade por parte de quem escreve despertando o gosto pela leitura e pela produção de textos pois, é tarefa de todos os que se preocupam com a aprendizagem, com a cultura em geral.

Assim, com este trabalho, pretende responder ao seguinte problema: Qual a melhor forma de resgatar as histórias, sua importância e que valorização é dada pelo professor de Educação Infantil? Para responder a esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral: Verificar a importância da Literatura Infantil para um aprendizado diferenciado, conhecendo meios mais significativos para a prática da literatura na Educação Infantil.

A leitura é uma das atividades permanentes na vida humana, mas essa atividade deve ser exercida desde cedo pelos pais e educadores, estimulando de várias formas e também incentivando a criança ir ao encontro de seus interesses, recomendando leituras e não impondo a gosto do mediador (adulto) na seleção de textos. Assim, para incentivar o prazer pelo ato de ler desde a infância, estabelecemos como objetivos específicos:

? Demonstrar a necessidade de se trabalhar com