Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Plano de aula: Brincadeiras para 4 A 6 Anos

Trabalho por Marcela Paulino Balieiro, estudante de Educação Física @ , Em 26/08/2009

5

Tamanho da fonte: a- A+

Plano de aula: Brincadeiras para 4 a 6 Anos
FMU
2009

 

 

 

I- Introdução

A cada ano amplia-se a consciência da sociedade, principalmente no meio acadêmico, da importância do ensino infantil como proposta não apenas de escolarizar, mas de proporcionar o maior número de vivências e experiências durante a fase da primeira infância. Desta forma o atendimento a criança de zero a seis anos tornou-se uma realidade e passou a ser considerada como dever do Estado.

Sob esta nova organização veio culminar o desenvolvimento de uma nova proposta curricular, que servindo de apoio e sustentação às práticas pedagógicas trouxe também ao meio educacional, novas propostas. Dentre elas, aplicando-se a todos os níveis de ensino, e não apenas restringindo-se, mas abrangendo a Educação Física, a nova proposta veio propor que não apenas os aspectos psicomotores fossem estimulados em aula, e sim que combinados a este, também os aspectos cognitivo e sócio-afetivo passassem a ser alvo dos professores, fazendo desta forma com que o pensar e agir passasse a ser a novo olhar da Educação Física e não mais o simples agir sem pensar.

Desta forma a elaboração deste plano de aula, visando alcançar aos novos objetivos que surgem com uma nova proposta, tratou de preocupar-se com a estimulação cognitiva e psicomotora, bem como sócio-afetiva, permitindo a nós vivenciar uma nova idéia, e futuramente aos alunos vivenciar uma nova concepção de aula.

 

II - Plano de Aula

2.1. Dados de Identificação

Instituição: Escola de Ensino Infantil Liberdade

Nome do professor: C. G.Santos, C. X. Ferreira, D. P. de Castro, M. P. Balieiro

Duração: 45 minutos

Faixa Etária: 4-6 anos

Nº de participantes: aproximadamente 44 alunos

Local: Pátio da escola

Data: 11/03/09

Horário: 08h00minh - 08h35min h

Período: manhã

Série: pré a 1º ano

 

2.2. Tema

Brincadeira de quatro a seis anos

 

2.3. Objetivos Específicos

•Psicomotor: Os alunos deverão desenvolver habilidades básicas de locomoção, manipulação, consciência corporal e percepção espaço temporal.
•Cognitivo: Os alunos deverão conhecer as partes do corpo, as relações entre tamanhos de objetos e as formas geométricas básicas, conhecimento de higiene, alimentos e animais.

 

2.4. Conteúdos

Conceituais: Explicações sobre as brincadeiras.

Procedimentais: Corrida, manipulação de bolas e bexigas, manipulação de bambolês, marcação de ritmo.

Atitudinais: Discutir os conteúdos.

 

2.5. Cronograma e conteúdos

2.5.1. Parte Inicial:

2.5.1.1. Roda de Percussão – 5’

Os alunos serão orientados a formar uma grande roda e a cada um será dado meia casaca de coco. Todos ficarão sentados e o professor irá ensinar um ritmo que deverá ser imitado por todos os alunos, vivenciando as possibilidades de som, e percussão.

2.5.2. Parte Principal – 35’

2.5.2.1. Conhecimentos do corpo humano

Inicialmente o professor fará uma grande roda para explicar e apresentar a atividade aos alunos, estimulando-os a pensar sobre o corpo humano. Na seqüência, todos os alunos serão posicionados na lateral do pátio à frente de duas grandes caixas, onde estarão colocados recortes das partes do corpo humano misturados a outras figuras. Cada aluno deverá então, ao comando do professor correr até a caixa e voltar a seu lugar trazendo apenas uma parte do corpo. Sucessivamente isso deverá se repetir até que todos os alunos tenham montado o corpo humano completo.

2.5.2.2. Formas geométricas

Na seqüência da atividade do corpo humano a mesma atividade será realizada para o conhecimento das formas geométricas básicas.

2.5.2.3. Conhecimentos corporais com bambolê, bola, bexiga

Dividir os alunos em dois grupos. O primeiro grupo brincará com bambolês, devendo cada aluno com um, explorar as diversas possibilidades de movimentos de acordo com o comando do professor.

O