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Origens da Teoria Comportamental

Trabalho por Wolney Anderson Isidoro, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

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Origens da Teoria Comportamental


Surge no final da decada de 40 uma redefinição total dos conceitos administrativos ,

Ao criticar as teorias anteriores ,o Behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens , mas principalmente amplia seu conteúdo

Novas proposições sobre a motivação humana

Segundo maslow um psicólogo e consultor americano, apresentou a teoria da motivação , onde as necessidades humanas estão organizadas em níveis , numa hierarquia de importâncias e de influencias.

Hierarquia das necessidades

Necessidades fisiológicas : é o nível mais baixo das necessidades mas de fundamental importância , neste nível estão as necessidades de alimentação , de sono , de repouso , de abrigo .

Necessidades de segurança : são as necessidades de segurança ou de estabilidade no seu emprego , surge no comportamento quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas . As ações administrativas arbitrarias ou decisões incoerentes podem provocar incerteza ou insegurança no emprego quanto a sua permanência no emprego

Necessidades sociais : surgem no comportamento , quando as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas e de segurança)se encontram relativamente satisfeitas. dentre as necessidades sociais estão as necessidades de associação , de participação , de aceitação por parte dos companheiros . A necessidade de dar e receber afeto são importantes forças motivadoras do comportamento humano .

Necessidade de estima : auto-apreciação , auto-confiança ,a necessidade de aprovação social e de respeito , de estatus e de prestigio, e de consideração .

Necessidade de auto realização :São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente autodesenvolver-se


Teoria dos dois fatores de Herzberg

Frederick Herzberg formulou a chamada teoria dos dois fatores, que orientam o comportamento das pessoas :

1.Fatores higiênicos (extrinsecos ) :salários , os benefícios sociais , o tipo de chefia ,condições físicas e ambientais de trabalho , as políticas e diretrizes da empresa , oclima de relaçoes fisicas do trabalho, os regulamentos interno. De acordo com as pesquisa de Herzberg ,quandoos fatores higienicos são otimos ,eles apenas evitam a insatisfação dos empregados ,porem quando os fatores higienicos são pessimos ou precarios provocam a insatifação dos empregados.

1.1 as condições de trabalho

1.2 administração da empresa

1.3 salario

1.4 relaçoes com o superior

1.5 beneficios e serviços sociais


2. Fatore motivacionais (intrínsecos) : envolvem os sentimentos de crescimento individual , de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-realização e dependem das tarefas que o individuo realiza nas suas tarefas . o funcionario tem que estar psicologicamente motivado .

2.1 O trabalho em si

2.2 Realização

2.3 Reconhecimento

2.4 progresso profissional

2.5 resposabilidade


Teoria X e Teoria Y

Teoria X

(administração cientifica de Teylor, teoria classica da administração de Fayol)

É a concepção tradicional de administração e se baseia em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano . Toda vez que um administrador imponha arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passe a controlar externamente o comportamento de trabalho de seus subordinados , ele estará fazendo teoria X

Pré suposições da teoria X :

  • As pessoas são preguiçosas e indolentes
  • As pessoas evitam o trabalho
  • Evitam responsabilidade , a fim de se sentirem mais seguras
  • As pessoas precisam ser controladas e dirigidas
  • As pessoas são ingênuas e sem iniciativas

 

Teoria Y

( De acordo com a teoria comportamental )

É a concepção moderna da administração ,onde baseia-se em concepções premissa atuais e sem preconceito a respeito da natureza humana.

A teoria Y propõem um estilo de administração francamente participativo e democrático , baseado nos valores humanos e sociais , onde tem por objetivo realçar a