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Monografia: A Importância da Família na Escola

Trabalho por Eliezer de Jesus Vieira, estudante de Letras @ , Em 25/09/2009

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Monografia: A Importância da Família na Escola

Faculdades Integradas Módulo
2004

 

 

 

Resumo

Essa pesquisa foi baseada em estudos sobre a importância da família na escola. A obra está dividida em três capítulos; o primeiro: Histórico da Família, apresenta a origem e o conceito de família, sua evolução e espécies; o segundo: A participação dos pais na escola, esclarece como efetivamente ocorre esta participação, abordando todos os instrumentos oficiais que são utilizados com este objetivo (MEC, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, etc); o terceiro: O trabalho com as famílias, tem por objetivo fornecer estratégias e medidas visando integrar a família na escola, enfatizando a forma como deve ser executado o trabalho de integração. Todos os capítulos apresentam formas de integração que têm por objetivo proporcionar abertura para que os pais se tornem atuantes dentro da escola.

Sendo assim, a obra conclui que a família é pilar mestre do processo de aprendizagem que em ação conjunta com a escola leva o educando a superar seus problemas e ter sucesso em sua formação. Esta obra apresenta as inovações trazidas pela Constituição Federal brasileira de 1988 que garante, entre outros, o direito a uma educação com qualidade.

 

Sumário

Introdução
1. Histórico da família
2. A Participação dos Pais na Escola
3. O Trabalho com as Famílias
Conclusão
Referências Bibliográficas



Introdução

Este trabalho é o resultado de leitura e pesquisa que ampliam o caminho que leva a interação escola – família.

Muito oportuna e feliz foi á escolha do tema “A importância da família na escola” pois, não se é cidadão, na plenitude desta palavra, sem um mínimo de consciência. E, a escola, somente atingirá seu objetivo de educar, conhecendo a vida e os problemas de seus alunos. O aprendizado depende do conhecimento da vida de cada um para que possa ser adequado a cada realidade. Por isso, a escolha deste tema favorece e complementa o trabalho realizado na escola com as crianças, na medida que possibilita conhecer a comunidade, seus contextos de vida, os costumes e valores culturais de suas famílias, e as diferenças ou semelhanças existentes entre elas.

Temos, assim, uma obra redigida em linguagem simples desenvolvida em 03 capítulos: Capítulo 1 – Histórico da família – relata a evolução de seu conceito, suas espécies, o tratamento dado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, etc; Capítulo 2 – A participação dos pais na escola – traz sugestões, estratégias, medidas e mecanismos atuais que visam à participação da família na escola, apresenta determinações do MEC, funcionamento participativo do Conselho de Escola e APM; Capítulo 3 – O trabalho com as famílias – descreve como deve ser desenvolvido o trabalho com as famílias, abrange aquilo que deve e aquilo que não deve ser aplicado para alcançar qualidade de ensino, oferecendo também sugestões e estratégias para o desenvolvimento do trabalho com as famílias.

A escola precisa proporcionar caminhos para que flua o processo de aprendizagem, o acompanhamento da família somente nos deveres de casa, é coisa do passado, o intercâmbio escola – família atual exige uma maior integração participativa da família na escola, resultando num melhor conhecimento das crianças e, portanto numa maior qualidade para o trabalho pedagógico.

Sendo assim, o conhecimento, o relacionamento franco e a participação das famílias das crianças na vida da escola são componentes fundamentais para uma educação democrática.

Como diz o psiquiatra Içami Tiba: “A família é o melhor meio para se criar um cidadão”.

Deste modo, a escola e a família são os parceiros ideais para o processo educativo.

 

1. Histórico da Família

De acordo com Ubirajara