Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Fracasso Escolar e Dificuldades de Aprendizagem

Trabalho por Oslanira Aparecida da Silva, estudante de Letras @ , Em 07/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

Monografia: Fracasso Escolar e Dificuldades de Aprendizagem

Universidade Gama Filho
2008

 

 

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que proporcionam o sucesso/fracasso escolar dos alunos, bem como conceituar dificuldade de aprendizagem na abordagem psicopedagógica. Simultaneamente bordar os fatores relevantes para explicar as possíveis causas dessas deficiências dando um diagnostico, principalmente no ensino fundamental onde podem ser por diversas causas, começando pelas próprias condições físicas e psicológicas da criança, passando pelas condições da escola e dos profissionais que nela atuam e culminando com a que é, talvez, a mais fundamental de todas; as precárias condições em que vive a maioria das pessoas no país. Sabemos que a escola desempenha funções, não se limita apenas em ser transmissora do conhecimento, isto porque a sociedade exige cada vez mais que os indivíduos aprendam os conhecimentos necessários para transformar sua vida e da sociedade.

Veremos também que os conteúdos escolares não podem continuar sendo transmitidos como algo morto, estático, que favorece a aceitação passiva, mas que sejam vistos como vivo, dinâmicos e, mais do que isso, sejam redescobertos e reconstruídos pelos alunos que, assim, sentir-se-ão sujeitos da própria educação e estarão aprendendo a redescobrir a realidade do mundo em que vivem. Para tal a escola precisa contar com a ajuda da família, pois é na família que ocorrem as primeiras aprendizagens e experiências emocionais que são levadas para a vida, mostrando se verdadeiramente marcantes. É ela que oferece os ingredientes principais e a base para formação da criança. Conclui-se que as razões do fracasso escolar são diversas e que a comunidade escolar não tem como solucioná-las sozinha, é necessário que haja uma articulação-interação comunidade-escola para alcançar uma educação de qualidade para todos.

Palavras-chave: Educação - Família - Psicopedagogo - Aprendizagem - Fracasso

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I FRACASSO ESCOLAR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
1.1 A Dificuldade de aprendizagem e possíveis causas .
1.2 Dificuldades de aprendizagem e seu diagnóstico
1.3 Analisando as razões do fracasso escolar no ensino fundamental
1.4 Analisando o fracasso escolar
CAPÍTULO II O FRACASSO ESCOLAR A PARTIR DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E DE DIVERSOS SEGMENTOS DA ESCOLA
2.1. Refletindo a prática
2.2. Visão da prática docente
2.3 A construção interdisciplinar a partir da relação professor/aluno
2.4 Relação escola e família
2.4.1 A Influência da família na aprendizagem escolar
2.4.2 Escola e família: a importância do diálogo entre pais, alunos e professores
CAPÍTULO III CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DO FRACASSO ESCOLAR
3.1 Dificuldades para a Psicopedagogia
3.2 A Influência da prática pedagógica na produção do sucesso/fracasso escolar ...
3.3. Conhecer para interagir
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
REFERÊNCIAS

 

INTRODUÇÃO

As dificuldades na aprendizagem podem, muitas vezes, ocasionar a retenção continuada do educando chegando ate mesmo a evasão escolar. Naturalmente, tais dificuldades podem decorrer de inúmeras ações pedagógicas. Neste contexto acredita-se que uma postura partindo do pressuposto de que a educação é parte da própria experiência humana e que o ensino centrado nos interesses do educando ou do grupo, seja uma proposta pedagógica mais favorável, à resolução do problema que resulta da dificuldade de aprendizagem escolar.

A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar tem sido tema nas mais variadas conversas, em artigos de revistas e jornais, dentro ou fora das escolas. No entanto, pouco tem sido feito na tentativa de amenizar este grave problema.

Uma das saídas para tentar amenizar esta dificuldade pode ser encontrada através do relacionamento afetivo entre educadores e alunos, porém, a escola muitas vezes ignora esta questão, preocupando-se apenas com os conteúdos e técnicas.

Na escola deve trabalhar no sentido de organização dos sistemas afetivos e cognitivos. As relações conflituosas, enfrentadas no dia-a-dia do processo educacional, acabam interferindo na atividade intelectual, e isso pode ocasionar o