Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Gestão de Pessoas

Trabalho por Rachel Cretton, estudante de Pedagogia @ , Em 07/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

MBA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: EDUCAÇÃO CORPORATIVA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
2008

 

 

1 – Qual a importância da Educação Corporativa dentro da Gestão de Pessoas?

Os programas de educação corporativa destacam-se como um sistema de desenvolvimento de pessoas e talentos humanos, alinhado às estratégias de negócio que se evidenciam como poderosa fonte de vantagem competitiva para as organizações.

Nesse sentido, a Educação Corporativa assume um papel fundamental na Gestão de Pessoas, onde as competências individuais devem ser tratadas considerando o alinhamento com as competências essenciais da organização, sobretudo se considerarmos o planejamento de RH, visto que, nesse processo gerencial, se identificam e se analisam as necessidades organizacionais e o decorrente desenvolvimento de políticas, programas , sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização da estratégia do negócio.

Como conseqüência, existe a necessidade de formar e desenvolver os talentos humanos na Gestão dos Negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua, com geração de resultados consistentes, proposta conceitual da Educação Corporativa.

Reafirma-se a relevância da Educação Corporativa no sistema de desenvolvimento de pessoas que tanto a aprendizagem quanto a gestão do conhecimento precisam ser eficientes para não haver desperdício de um dos recursos mais preciosos das organizações: o tempo.

Além disso, a Educação Corporativa pode alicerçar crenças e valores da instituição, enfatizar a cultura empresarial e desenvolver a cidadania para o sucesso da organização.

“O que torna a educação corporativa, corporativa, é a sua ligação com a estratégia institucional. É consensual entre as médias e grandes corporações a visão de que a estratégia depende da aprendizagem e esta depende do desenvolvimento de competências organizacionais e individuais específicas.

Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias a cada função. A existência dessas competências possibilita as escolhas estratégicas gerando um círculo virtuoso (FLEURY; FLEURY, 2001, p.23-25)”.

Na Educação Corporativa o desenvolvimento de competências se dá através do desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes. O conhecimento será desenvolvido por meio da compreensão de conceitos e técnicas, que gera o saber. A habilidade é proporcionada pela aptidão e capacidade de realizar, que gera o poder. A atitude se configura na postura e modo de agir, que culmina no querer. A aplicação desses três eixos associados determina a competência.

 

2 – Onde se aplica?

No gerenciamento da execução dos planos, programas e metas de aperfeiçoamento, desenvolvimento e valorização de pessoas. Na Educação Corporativa a visão dos objetivos deve ser compartilhada com as metas a serem alcançadas.

Na identificação de qual setor precisa ser excelente e no desenvolvimento dessa competência nos funcionários;

No levantamento das necessidades atuais e futuras da empresa e na elaboração dos cursos até colocá-los em prática.

No desenvolvimento e acompanhamento de um conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente em sua carreira.

 

3 - Quais os benefícios?

Agregação de valor ao resultado do negócio, através da orientação da organização para o aprendizado contínuo. Estamos em plena era do aprendizado organizacional, não mais se considera a visão até então vigente, de T&D, como ele ainda opera em algumas empresas: um centro de custos.

Assimilação pelo seu capital intelectual, de um número maior de competências. A educação corporativa passa a ter, cada vez mais, papel de destaque e de extrema importância dentro do panorama empresarial, seja pela alavancagem estratégica, que é possibilitada pelo desenvolvimento dos profissionais existentes nos quadros empresariais, seja pela agregação de resultados, permitida após a captação.

Melhoria do desempenho aumento da produtividade nos negócios. A Educação