Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Resenha: O Maslow Desconhecido: uma Revisão de seus Principais Trabalhos sobre Motivação.

Trabalho por Vilma Almeida Santana, estudante de Administração @ , Em 07/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

Resenha: O Maslow Desconhecido: uma Revisão de seus Principais Trabalhos sobre Motivação.

UNIFACS - Universidade de Salvador
2008

 

 

 

SAMPAIO, Jader dos Reis. O Maslow Desconhecido: uma Revisão de seus Principais Trabalhos sobre Motivação. In: ANAIS DO XXVIII EnANPAD. Curitiba: ANPAD, 2004.

Jáder dos Reis Sampaio concluiu o doutorado em Administracao pela Universidade de São Paulo em 2004. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou 11 artigos em periódicos especializados e 19 trabalhos em anais de eventos. Possui 16 capítulos de livros, organizou 3 livros e traduziu 1 livro. Participou de 57 eventos no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de psicologia, com ênfase em psicologia do trabalho e organizacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 39 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural sao: psicologia do trabalho, administração de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, administração publica, políticas e práticas de recursos humanos, gestão de pessoas, cultura organizacional, psicologia organizacional, saúde mental no trabalho e qualidade de vida no trabalho.

A partir da análise do texto “O Maslow Desconhecido: Uma Revisão de seus Principais Tarablhos sobre Motivação”, observa-se que o autor aborda a questão da teoria da Motivação, que são explicadas pelas necessidades humanas desenvolvida pelo psicológico Maslow e as suas contribuições e implicações tanto no mundo do trabalho, quanto no reconhecimento do próprio ser.

Vale frisar que Maslow foi um grande crítico da abordagem Behaviorista, pois a mesma acredita que existem fatores externos que conduzem o comportamento humano e para Maslow a motivação nasce de valores intrínsecos a natureza humana.

É importante ressaltar que a teoria de Maslow é contrária a abordagem mecanicista e reducionista, na qual as maiores necessidades do homem se encontra reduzida a uma mera derivação de instintos básicos. Em contraposição a essa análise, ele parte de uma concepção holística e considera o organismo humano como um todo integrado que envolve diversos aspectos, como fatores físicos, sociais, mentais, etc. Dentro dessa perspectiva, o autor salienta sobre o método de pesquisa holístico-dinâmico proposto por Maslow, na qual o mesmo parte de uma análise geral do comportamento humano.

Nota-se a Teoria das Necessidades Humanas trata-se de um estado de privação de um indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização. Para falar sobre essas necessidades, o autor abordou a questão da motivação, já que esse processo do comportamento envolve atividades os quais levam a pessoa a um determinado objetivo. Maslow apresentou essa teoria de motivação de uma maneira em que elas estejam organizadas pela necessidade humana e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas.

Para explicar essa teoria Maslow afirma que a motivação começa com as necessidades fisiológicas, pois refere-se aos interesses de sobrevivência. Depois com as necessidades de segurança, que é a proteção contra perigos, doenças e ameaças e meios de evitar riscos. Seguido das necessidades Sociais, que é o trabalho em equipe, e que está interligada com o desejo de relacionamento com outras pessoas. Logo depois com as necessidades de Estima, que é o incentivo, referindo-se a auto confiança, realização de conhecimentos por parte das outras pessoas. Depois existe a necessidade de auto-realização, que é desejo de se completar, tornando-se realizado em seu potencial. Por último, o autor aborda os desejos de saber e entender, apesar de ser considerada menos conhecida por Maslow, e as necessidades estéticas, na qual ele entende como impulsos a beleza.

Observa-se que a teoria das necessidades obedece a uma hierarquia de preponderância, na qual