Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Resenha do Filme: Vem dançar!!!

Trabalho por Cassio, estudante de Marketing @ , Em 07/05/2010

5

Tamanho da fonte: a- A+

Resenha do Filme: Vem dançar!!!

UVA
2008

 

 

 

 

O Filme se baseia em um professor que ensina lições de vida a alunos desajustados e carentes onde tem que passar por várias dificuldades, tanto em casa quanto colégio e nas ruas. Logo de cara o filme já se anuncia “inspirado em fatos reaisâ€. Inspirado, não baseado, o que permite uma liberdade artística maior, liberdade esta que os realizadores aproveitam. Apesar de se passar em uma escola pública com o crime e a marginalidade à porta, nenhum dos alunos de Dulaine apresenta problemas relacionados às drogas e à violência. O mais perto que o filme chega disso é apresentar dois de seus principais personagens adolescentes, Rock (Rob Brown) e LaRhette (Yaya DaCosta) como Romeu e Julieta da periferia, já que ambos perderam seus respectivos irmãos mais velhos em uma briga entre gangues. Ate que por iniciativa própria, Antonio Banderas (Sr. Dulaine) se dirige a escola publica e fala com a diretora sobre sua proposta de ensinar aqueles garotos uma forma de viver com a música.

Ate a diretora chegar ao ponto de comparar a forma de ensino com obras dizendo: “Isso não é Shakespeareâ€, avisa a diretora da escola Augustine James (Alfre Woodard), que a princípio desconfia do método de Dulaine para depois apoiá-lo em suas ideias. Definitivamente não é Shakespeare, mas nem por isso o melodrama perde a eficiência, principalmente no concurso de dança. A princípio, os jovens rejeitam a proposta “ultrapassada†de Banderas, mas aos poucos percebem que as músicas e danças de “gente velha†podem muito bem ser sexys e modernas. Principalmente após uma demonstração de tango que Dulaine executa com uma aluna na cena que ilustra o cartaz do filme, oportunidade para Banderas retomar os passos que ensaiou em a Mascara de Zorro. E as seqüências de dança são muito bem realizadas, apesar de chegar a um ponto em que se tem a impressão de assistir a um video clipe de uma hora e meia.

Baseado em um fato real Pierre Dulaine é o professor de dança que, em um belo dia, decidiu enxergar os delinqüentes das escolas públicas de Nova York como gênios em potencial e se ofereceu para dar aula aos alunos em detenção.

O filme toca muito superficialmente na questão de que Dulaine tenta “impor†um estilo de dança elitista aos alunos, encarando de cima o hip hop deles. Em partes do filme vemos que uma das formas de aceitação dos alunos seria quando Dulaine fala em ganhar dinheiro para quem vencesse o torneio de dança, sendo assim os alunos entrando inicialmente na dança por interesse e não por gosto ou vontade própria. Na cena final, porém, todos dançam juntos, ignorando solenemente que possa existir qualquer limite na sociedade norte-americana. Tem filmes que nos marcam, seja com uma cena, com uma frase, com uma expressão... Esse é um deles. Diálogo interessante entre o instrutor de dança Pierre Dulaine e uma aluna: - Eu não nasci pra dançar... - Você gosta de dançar? - Gosto - Então você nasceu para dançar! Apesar dos clichês, é um filme envolvente e bom de se assistir. O fato de ser baseado em uma história real o torna especial e nos remete à reflexão. Para os apreciadores de dança de salão, como eu.

Contudo acho que o filme relata uma forma de administrar as pessoas com formas diferentes, não só com conversas mas sim com movimentos, vemos isso em uma fala que diz: Se um homem tem condições de conduzir uma batalha ele também é capaz de conduzir uma dama.

 

 

 

Banderas ensaia sua turma inicialmente desinteressada.

 

FICHA TÉCNICA

Titulo: Vem Dançar