Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

O Processo de Recrutamento e Seleção numa Agência Bancária

Trabalho por Júlio Humberto Píccolo Maitan, estudante de Administração @ , Em 29/01/2008

5

Tamanho da fonte: a- A+


O Processo de Recrutamento e Seleção numa Agência Bancária

Universidade Federal de Viçosa
2007

RESUMO:

O objetivo específico deste artigo proposto é descrever os processos e as políticas de recrutamento e seleção internos e externos de atendimento ao público em uma instituição bancária situada na cidade de Viçosa/MG.

Foram considerados, fundamentos teóricos sobre práticas de Recursos Humanos, em consonância com as práticas utilizadas atualmente pela respectiva instituição. Somado a isso, foram feitas entrevistas qualitativas com os gestores para avaliar a veracidade destas informações. Ao final deste artigo, observa-se que este é uma ferramenta fundamental como banco de dados para quem se interessar em candidatar-se à organização, gerando como conseqüência, a reflexão do candidato.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção.

ABSTRACT: The specific purpose of this article is to describe the procedures and politics on recruitment and selection of internal and external service to the public in a bank located in the city of Viçosa / MG.

We considered, theoretical foundations on practices of Human Resources, in line with the practices currently used by the institution. Added to that, were made qualitative interviews with the managers to assess the veracity of this information. At the end of this article, it is observed that this is a fundamental tool as the database for those who are interested in applying to the organization, generating as a result, the reflection of the candidate.

KEY WORDS: Human Resources, Management of People, Recruitment and Selection.

1. INTRODUÇÃO:

Atualmente no Brasil, observa-se que máquina pública financeira vem aumentando expressivamente o seu tamanho, criando novos cargos, batendo recordes de lucratividade anualmente, expandindo seus negócios via internet e facilitando créditos aos credores. Paralelo a esta imensidão de benefícios, concomitantemente com as questões de status e estabilidade promovidas por este setor, a demanda aos concursos públicos nestas instituições são gigantescas, gerando grande concorrência entre os candidatos às vagas de Recrutamento e Seleção.

No site rh.com.br Veloso (2006) menciona que as seleções realizadas para ingresso no setor público, atualmente, atraem a atenção de muitos profissionais que vêem a estabilidade no emprego como maior atrativo na construção de uma carreira no Estado. Assim, acredita-se que oferecer informações adequadas a este público cria, nestes indivíduos, um melhor aparato informacional e possivelmente o incentivo à melhora da confiança e certeza de fazer o concurso.

Este artigo busca tratar a forma como que a instituição financeira age na busca de profissionais no mercado de trabalho, para que possa ser atendida as suas necessidades no âmbito interno e externo da organização. Este, também, procura descrever sucintamente as funções, formas de ingresso e requisitos de cada cargo vigentes nessa instituição.

É recomendável que seja de extrema importância para o profissional que deseja atuar no mercado de trabalho hoje, ter esta visão, e estar preparado para enfrentar os mais variados e concorridos processos de recrutamento e seleção de pessoal que são praticados pelas empresas no sentido de atender às necessidades das organizações no contexto atual.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Segundo Chiavenato (2005), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.

De acordo com Ana Cristina Limongi França, numa citação de Flippo (1961), recrutamento é um processo de procurar empregados, estimulá-los e encorajá-los a se candidatar a vagas em determinada organização.

Chiavenato (2000) afirma que os tipos de recrutamento do pessoal podem ser divididos em interno e externo de tal maneira que o recrutamento é interno quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou