Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Artigo - A Importância da Análise do Macro e do Micro Ambiente

Trabalho por Antonio Augusto Eloy Silveira, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

A Importância da Análise Macro e Micro Ambiente


"Numa sociedade industrial, o recurso estratégico é o capital, mas em uma sociedade da era pós-industrial é a informação." ( BELL, Daniel – frase citada no livro Plano Estratégico de Marketing , de Marcos Cobra ) . No mundo em que a informação é cada dia mais veloz, mutável e sigilosa, ter uma análise crítica sobre os fatos é uma importante ferramenta para quem deseja conquistar novos ideais. Prevêr e acompanhar tendências talvez seja o melhor caminho para a busca dos novos mercados e produtos ,porém, analisar o conteúdo apurado em pesquisas com senso crítico aguçado, é uma forma de tentar se manter "estável" nesse mercado cada dia mais instável.

Apurar o macro-ambiente junto com suas variáveis, é a princípio uma tentativa de obter informações que podem ,de certa forma, expôr oportunidades e ameaças. É nessa analise do todo, que se pode ter uma visão geral de onde está entretido o seu negócio e qual rumo poderá ser tomado. Não é tarefa fácil, porém, é de extrema importância para aqueles que desejam lugares almejados no futuro.

O que falta hoje as grandes, médias, pequenas e micro organizações é estar cada vez mais atentas as pequenas mutações que ocorrem no macro-ambiente. Muitas das vezes nem sempre as grandes mutações é que vão dar um impacto profundo no âmbito da empresa; muitas das vezes serão as pequenas variações que vão acarretar e comprometer o rendimento de uma organização. As tendências não esperam as empresas mudarem sua forma de pensar e atuar, cabe as organizações estarem prontas e aptas a se ajustarem nos mercados em que atuam. É dessa forma que faz crescer a cada dia o número de frustrações no mundo dos negócios.

Hoje uma empresa poder estar líder de mercado, amanhã ela poderá estar pedindo concordata ou abrindo falência. É natural que com a crescente concorrência e com a miopia de um plano estratégico eficaz, empresas passam a ver saldos negativos ao invés de positivos. O que se falar da briga da canadense Bombardier com a nacional Embraer. Empresas que trabalham no segmento de aviação afetaram de certa forma o segmento de exportação de carne bovina no Brasil. O Canadá que era o principal importador de carne bovina do Brasil, restringiu a entrada do produto nacional em seu território devido a briga por mercado que a Embraer estava tendo com a Bombardier, levando em consideração que naquela época o Brasil passava por sérios problemas em função da febre Aftosa. Isso não apenas afetou a economia nacional , mas como também fez falir diversas empresas desse ramo. É importante frisar que não foi apenas a briga da Embraer com a Bombardier que causou todo esse problema, mas certamente alavancou ainda mais a questão.

Depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos inúmeras empresas pediram concordata, porém, outras viram nessa catástrofe uma alavancagem para seus negócios. Com o setor de aviação comprometido com a situação dos atentados, reduzir custos foi uma das principais questões debatidas por empresas do ramo. Visando essa oportunidade, empresas que trabalhavam diretamente ou indiretamente para o setor da aviação viram seus negócios duplicarem. A exemplo de empresas que fabricavam amendoins. Essas empresas passaram a duplicar sua produção pelo fato das empresas de aviação estarem reduzindo ou quase excluindo a alimentação nos vôos e passando a oferecer aperitivos ao invés de lanches. É por esses fatos que deve-se analisar cuidadosamente variáveis do macro-ambiente que possam ou não afetar o negócio em que a empresa atua.

No Brasil vive-se atualmente a expectativa das eleições presidenciais, esse é um fator que muitas empresas estam atentas, pois para uma possível guinada no poder, partidos da esquerda tomarem o lugar dos partidos da direita,