Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Água - Um Bem Precioso

Trabalho por Jurema Sheila Haussmann, estudante de Colegial @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Água - Um Bem Precioso


As águas ocupam cerca de 71% da superfície da Terra. O potencial hídrico do nosso planeta é da ordem de 1,4 bilhão de km³, porém, a parte de água doce econômica e de mais fácil aproveitamento para satisfazer às necessidades da humanidade através das diversas utilizações é de aproximadamente 14 mil km³/ano.

Quase toda a água existente no planeta (97,3%) está nos oceanos (águas salgadas), 2,07% constituem as geleiras e calotas polares (água doce em estado sólido), restando, portanto, somente a parcela de 0,63% de água doce em estado líquido que não é totalmente aproveitada por questão de inviabilidade técnica, econômica e financeira.

O direito à água é um dos direitos fundamentais do homem—o "direito à vida". Portanto, o planejamento e gestão da água devem levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. Todo cidadão deve conhecer e respeitar a Declaração Universal dos Direitos da Água em benefício próprio e de seu vizinho.

A água é fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por questão de segurança nacional e por seus valores sociais, econômicos e ecológicos.

Esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras.

Quanto ao aspecto econômico, a água é fundamental na geração de empregos (agricultura e indústria) e insumo à produção de alimentos e bens de consumo. Por exemplo, no uso industrial, para se produzir uma tonelada de tecido são necessários mil metros cúbicos de água; cada barril de petróleo refinado consome 290m³ d’água; cada 20m³ d’água é usado para fabricar um metro cúbico de cerveja; para produzir-se 1 quilo de pão, gastam-se da plantação de trigo até a padaria mil litros de água.

Conclui-se que a água é fator de produção e de proteção à saúde pública, sendo um patrimônio do planeta essencial à vida humana, animal e vegetal pela alta relevância ao desenvolvimento sustentável em benefício da sociedade. Sem água não poderíamos conceber como seria a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. Água com boa qualidade e suficiência gera riquezas e propicia vida saudável.


Águas oceânicas

Os oceanos são grandes extensões de água salgada. Junto dos continentes, situam-se extensões menores, denominadas mares. Os continentes são massas de terra que se elevaram acima dos oceanos.

Na verdade, existe apenas um oceano na superfície terrestre, uma vez que as águas comunicam-se entre si quase livremente. Mas, para facilitar seu estudo e localização, torna-se necessário dividi-las em grandes oceanos e, junto deles , os mares. Assim, existem três grandes oceanos:

  • Oceano Pacífico;
  • Oceano Atlântico;
  • Oceano Índico.

E existem outros dois oceanos menores:

  • Oceano Glacial Ártico;
  • Oceano Glacial Antártico.

Existe um grande número de mares, que são classificados em três tipos, de acordo com a ligação que possuem com os oceanos ou outros mares. Podem ser:

  • Costeiros ou Abertos: quando a comunicação se faz através de grandes aberturas, tem contato direto com o oceano. Exemplos: Golfo do México, Mar do Norte (na Europa), e Mar da China Meridional.
  • Mediterrâneos, Interiores ou Continentais: quando são quase completamente envolvidos por terras, pelo continente, comunicando-se através de pequenas aberturas (estreitos ou canais). Exemplos: Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo e Mar do Japão.
  • Fechados ou Isolados: quando não possuem nenhuma comunicação com os oceanos. Exemplos: Mar Negro, Mar Aral e Mar Cáspio.

Essa água dos oceanos e mares é salgada: há cerca de 40 milhões de toneladas de sal para cada quilômetro cúbico de