Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Recrutamento e Seleção

Trabalho por marcela, estudante de Administração @ , Em 17/03/2007

5

Tamanho da fonte: a- A+

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Cesumar
2007

 

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

2- RECRUTAMENTO

2.1- RECRUTAMENTO INTERNO

2.2- RECRUTAMENTO EXTERNO

2.3-DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO

2.4-RECRUTAMENTO MISTO

2.5-PLANEJAMENTO DE PESSOAS

2.6-PROCESSO DE RECRUTAMENTO

2.7-MEIOS DE RECRUTAMENTO

3- SELEÇÃO DE PESSOAS

3.1-SELEÇÃO COMO PROCESSO DE DECISÃO

3.2-ENTREVISTA DE SELEÇÃO

4- CONCLUSÃO

5-REFERÊNCIAS

 

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho visa trazer informações gerais de recrutamento e seleção. Apresenta o conceito e aplicação do recrutamento e seleção nas empresas de forma prática com o uso de vários modelos de vários autores que expressam as suas mais variadas formas de aplicação.

O recrutamento e a seleção são muito importantes nas organizações pois, é através dela que realizamos a contratação ou agregação de novos colaboradores nas organizações. O processo de recrutamento é o ato de convidar ou agrupar as pessoas que posteriormente passarão pelo processo de seleção que é quando será feita a escolha dos candidatos que foram recrutados Existem vários modelos de recrutamento que podem ser internos, externos e mistos.

No processo de seleção o objetivo é poder selecionar o candidato que melhor se enquadra no perfil do profissional que a organização procura a qual a vaga está disponível. No processo de seleção também existem várias etapas como poderemos ver a seguir.

2- RECRUTAMENTO

Recrutamento e seleção, obviamente, são dois momentos distintos. Não se pode pensar no segundo sem que se tenha antes resolvido sobre o primeiro. O recrutamento de pessoal subentende, o mercado de trabalho, recrutar significa chamar, atrair, ir ao encontro de pessoal que possua, pelo menos, qualidades mínimas capazes de atender às necessidades da empresa (FERREIRA, 1976).

Acharmos oportuno repetir, as palavras de Milton M. Mandell, traduzidas de sua obra “Recruting Office Employes – N.Y., American Management Association (AMA, 1956): “ O fato de que a companhia tenha um programa de recrutamento cuidadosamente planejado é um sinal de administração eficiente... A razão dessa ampla afirmativa está em que uma administração debilitada não pode elaborar um bom programa de recrutamento. Um recrutamento eficiente significa que houve determinação quanto às necessidades futuras; que foram identificadas a s espécies de mão-de-obra requeridas; que o valor de diferentes tipos de seleção, para diferentes tipos de posições, foi considerado, e que o processo inteiro de pedido e preenchimento, como também a política da companhia e as atitudes da administração, estão constantemente submetidos a estudo”(FERREIRA, 1976).

Existem também as áreas de recrutamento entenda-se por áreas de recrutamento aquelas sobre as quais pode exercitar-se o órgão de pessoal, através do seu setor de recrutamento e seleção, visando à atração de candidatos a emprego. O recrutamento pode ser realizado em: (FERREIRA, 1976).

a) escolas de nível médio e superior;
b) junto a entidades ou organizações que mantenham serviços de colocação;
c) através de colaboração dos próprios servidores da empresa;
d) eventualmente, através de anúncios e editais nos jornais e outros órgãos informativos.

Existem também alguns fatores que contribuem para o sucesso no recrutamento:

1-A rapidez de atendimento, através da realização das entrevistas e aplicação dos testes necessários. As demoras nesse sentido desanimam muitos candidatos, provavelmente os melhores(FERREIRA, 1976).

2-As primeiras impressões que os candidatos sentem, especialmente quando os seus candidatos preliminares com a empresa são os mais duradouros. Poderão ser favoráveis ou desfavoráveis, dependendo da maneira pela qual são recebidos e das condições sociais e ambientais que encontram. Por isso, é necessário que sejam bem apresentados os locais de destinação à recepção dos candidatos e, mais ainda, que sejam adequadas as dependências onde se realizarão as entrevistas (FERREIRA, 1976).

Fontes de Recrutamento. Durante períodos de escassez de mão-de-obra, ou em conexão com escassez de candidatos para ocupações específicas, é necessário se tomarem providencias positivas na procura (SIMÕES, 1977).

Empregos Gerais, as