Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Marketing Contábil - Elementos Vitais para o Sucesso Pprofissional

Trabalho por Vilma da Silva Cleim de Carvalho, estudante de Contabilidade @ , Em 17/11/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

MARKETING CONTÁBIL ELEMENTOS VITAIS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

Pereira Barreto – SP

2006


Resumo

Num ambiente empresarial de crescentes mudanças e transformações, empresas abrem seus negócios sem a estrutura necessária para se manter no mercado, em pouco tempo chegam à falência e no setor contábil não foi diferente. A competitividade exige uma nova postura dos empresários, onde a utilização de estratégias de marketing tornou-se relevante. Por isso o presente artigo tem como objetivo desenvolver e mostrar de forma sucinta, a importância do marketing contábil, estabelecendo metas e planejamentos de atuação onde destacamos cinco elementos vitais para um bom desenvolvimento: endomarketing; foco no cliente; postura ética; tecnologia da informação e ambiente organizacional. A junção desses elementos faz toda a diferença para a obtenção do sucesso empresarial.

Palavras-chaves: Marketing Contábil; Empresas; Clientes.


1 Introdução

A cada dia novas empresas surgem, e para atrair novos clientes o marketing contábil tornou-se primordial para a ascensão e consolidação de uma empresa.

As organizações contábeis são essenciais para a economia do país e para a sociedade. Os empresários do setor contábil são os responsáveis por reduzir ou aumentar os altos níveis de falência entre micros, pequenas e médias empresas. Diante de tamanha responsabilidade os clientes procuram sempre excelência em serviços. Então surge a pergunta: Como vender os serviços de contabilidade?

Eis que surge o marketing contábil, tão recente entre as empresas da área, um movimento que cresce dia a dia.

A categoria vem fazendo esforços coletivos para a manutenção da boa imagem há muitos anos. Entretanto os escritórios contábeis sempre se mantiveram em low pro file (baixa exposição). Hoje aparecer é fundamental. (Thonson e Marion).

Devido à nova realidade, vender nossos serviços ficou um pouco mais difícil, como mensurar o valor da prestação de serviços do contador, sendo que para um leigo são apenas ¨guarda livros¨ , para algumas empresas são ¨cobradores de impostos¨. Esses termos empobrecem a categoria, e porque não dizer "Doutores da Empresa¨, a verdade é que somente os contadores sabem como anda a saúde da empresa, é nesse momento que se deve utilizar o planejamento de marketing, tomando sempre cuidado para não ferir a ética profissional, além de cumprir todas as exigências básicas para o sucesso profissional.E para obtenção de tal, planejar, organizar e controlar é fundamental, diante do exposto englobamos uma esfera com elementos vitais para sobrevivência de uma empresa contábil.

Figura 1: Elementos Vitais

Fonte: Desenvolvida pelos autores


2 Endomarketing

Endomarketing ou Marketing interno tem se tornado uma ferramenta de extrema importância para as organizações, e constitui-se num processo de sintonizar e sincronizar todos da empresa na implementação e operacionalização, só assim os empresários poderão entender seus clientes de forma mais coerente e eficaz.

Antes de vender seu produto/serviço para seus clientes, às empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo, deve haver um elo entre cliente, produto/serviço e colaboradores (funcionários). O endomarketing é uma ciência que pode ajudar a melhorar a atuação dos colaboradores frente aos clientes. Todas as decisões sobre o andamento do processo de trabalho da organização contábil estão ligadas aos seus colaboradores, que comprometidos com os objetivos da empresa podem contribuir e ultrapassar juntos todos os obstáculos.

Palestras, congressos e seminários ajudam no aperfeiçoamento e auto desenvolvimento, expandindo o uso de todo seu potencial intelectual, afetivo e emocional; para que os funcionários desenvolvam suas funções com prazer, a empresa deve investir no desenvolvimento pessoal, melhorando as condições de trabalho, dando a eles a participação nos resultados e bonificações estreitando o relacionamento com seus colaboradores que carregam a ¨marca