Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Currículo Escolar na Visão de Paulo Freire

Trabalho por Ana Julia Onofri, estudante de Pedagogia @ , Em 05/11/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

QUESTIONÁRIO DO VÍDEO APRESENTADO POR "MIGUEL ARROYO" SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR NA VISÃO DE PAULO FREIRE


1- Quais são os eixos propostos por Paulo Freire para a construção de um currículo escolar?

Apesar de Freire criticar os currículos existentes, para ele a escola é coletiva, ele encontra a lógica curricular. Por isso, há os eixos (núcleos) de Paulo Freire, que são:

1º Tirar o foco do conteúdo e pôr o sujeito;

2º Conscientização;

3º Cultura;

4º Humanização e desamunização;

5º Concepção de educação no campo da educação e não do ensino.

2- Comente o eixo que mais lhe chamou a atenção no vídeo.

O eixo que mais chamou minha atenção, sem dúvida alguma, foi o primeiro citado, que é o que tem como proposta tirar o conteúdo do foco e inserir o sujeito. Isso porque, este núcleo estabelece a suma participação do sujeito na ação educativa. Aliás, a educação é uma ação realizada entre pessoas, ser estes necessitados de vínculos, diálogos e oportunidades de relacionarem. Este convívio deve dê caráter aconchegante, isto é, acolhedor.

O professor deve subentender que o ato de educar mais é do que uma simples transmissão de conhecimento é, pois, uma troca simultânea de sentimentos e valores. Onde o professor deve ter plena consciência de que o seu contato com o aluno é o que trará um bom relacionamento e um resultado satisfatório na vida do aluno. Afinal, a relação professor-aluno é a base para o desempenho continuo e coletivo do ensinar e aprender.

3- Elabore uma pergunta sobre "currículo e cultura" para compor o roteiro de pesquisa a ser apresentado às escolas.

O currículo é conhecido por todos na escola? É alvo de discussão constante na escola? Ele iguala a realidade cultural vivida pelos alunos e funcionários, em geral, da escola?