Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Importância da Internet como Meio de Comunicação

Trabalho por Caroline Andrade Rocha, estudante de Informática @ , Em 28/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO


1- Introdução.

A Internet é um dos meios de comunicação que mais ganhou espaço nos últimos tempos, sua aceitação dentro da sociedade foi algo incontrolável.

Devido à eficiência de seus recursos, a utilização da Internet, se torna mais constante a cada dia. Conquistou um público mundial de todas as idades e etnias.

É um novo universo, cheio de inovações e curiosidades, que desperta diversos interesses. Por isso venha conosco, e descubra um pouco mais sobre o fantástico mundo da Internet.


2- Como tudo começou.

A Internet nasceu "por acaso", foi desenvolvida no período da Guerra Fria, com o nome de ARPHANET para poder haver o contato das bases americanas, mesmo que o Pentágono fosse atacado com bomba nuclear. Com o fim da guerra a ARPHANET se tornou inútil, e os militares acharam que não era necessário mantê-la em sigilo. Assim o acesso foi liberado aos cientistas, mais tarde cedendo a rede para as universidades se espalhando pelo mundo.

Com o surgimento da WORD WIDE WEB (www), esse meio foi enriquecendo e o conteúdo ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrado por qualquer usuário da rede.

No Brasil a história da Internet começou bem mais tarde, em 1991 com a Rede Nacional de Pesquisas e com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Mas só em 1994 é que a Embratel lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet e em 1995 o Ministério das Telecomunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia, abriu aos sities privados a exploração comercial da população brasileira.


3- Evolução da Internet.

Com o passar do tempo a Internet vem evoluindo, sofrendo mutações, sempre se adaptando a novas realidades. Mudou o perfil de seus usuários, mudaram as características dos computadores à ela ligados, a velocidade das redes, programas aplicativos, enfim, praticamente tudo, continuando assim, cada vez mais firme e passando a invadir a intimidade das empresas, lares, escolas, universidades e muitos outros locais.

Uma evolução desta parte, que tem em sua essência a comunicação, tem alterado fortemente o nosso estilo de vida. O modo como pensamos, trabalhamos e vivemos, estão sendo alterados com uma velocidade nunca vista.

Apesar do seu funcionamento já existir a alguns anos, com o aparecimento o acesso rápido, é que ela realmente começou a influenciar.

  • Comunicação áudio-visual entre as pessoas;
  • A comercialização dos objetos e dos serviços;
  • Administração governamental;

A melhor imagem que se pode fazer da Internet, é pensar que o mundo, antes dela era, formado por milhões de cabeças pensantes e que, com o seu advento, passou a ser apenas uma cabeça pensante, composta por aquelas originais que se transformam em neurônios de um cérebro mundial e que sempre estão se comunicando.

Todos os aspectos fazem com que o desenvolvimento das ciências, das tecnologias, dos assuntos em geral, seja em um ritmo muito mais acelerado do que vem acontecendo.


4- Nos Dias Atuais

A Internet passou a ter tamanha importância, que a China anunciou que está desenvolvendo uma Internet Particular; ainda não se sabe se a Internet chinesa será aberta para estrangeiros, mas se sabe da alta segurança que ela possuirá.

Os padrões de HTML, que é a linguagem com a qual se programa as páginas atuais da Internet, são definidos pelo W3C (WORD WIDE WEB CONSORTIUM). Atualmente a Internet é um