Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Logística Integrada na Farmácia

Trabalho por Eduardo Evers, estudante de Administração @ , Em 22/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

LOGÍSTICA INTEGRADA - FARMÁCIA

BLUMENAU

NOVEMBRO, 2005


1 Introdução

A logística é responsável pelo planejamento, operação, e controle de todo o fluxo de mercadorias, informações, desde a fonte fornecedora até o consumidor, pensando assim nosso trabalho foi executado de maneira a viabilizar a empresa do ramo farmacêutico a agilizar os seus fluxos tanto de informações quanto de mercadorias.

Tentamos desenvolver tudo isso de maneira atual seguindo os padrões estabelecidos pelos livros no qual pesquisamos, buscando adequar cada ferramenta ao seu trabalho específico.

Buscamos técnicas simples para o tamanho do comércio pesquisado afim de tornar realidade o uso deste trabalho ao dia-a-dia da farmácia.


2 Apresentação da empresa

2.1 Drogaria Saúde Ltda ME.

Localizada no bairro Velha em Blumenau, fundada em novembro de 2001, começando o atendimento ao público em 04/12/2005, a empresa surgiu da necessidade de criar um comércio farmacêutico que atendesse as expectativas da população do bairro, trazendo a credibilidade de profissionais no assunto, e a variedade em todas as linhas.

Atualmente a empresa atende de segunda-feira a sábado das 7:00 as 22:00 h e domingos e feriados das 8:00 as 12:00 h e das 16:00 as 22:00 h. Horário este criado em virtude a necessidade da população do bairro.


3 Logística

A logística se tornou super importante nas empresas hoje, pois para serem competitivas devem entregar suas mercadorias no menor tempo e menor custo possível para seus clientes. Isto está se tornando cada vez mais importante quando um contrato ou negócio é fechado pois o prazo de entrega, muitas vezes é o item principal para o fechamento do negócio.

Dentro da própria empresa vivemos num constante processo logístico já que todos os setores comunicam-se entre eles, e almoxarifado, produção e expedição dependem de seu bom funcionamento se a logística estiver funcionando de forma adequado com o tipo de empresa.

Existem muitas maneiras de definir logística, mas o conceito principal conforme Christopher (1997, p 2) é:

"A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo."


4 Logística integrada

Bowersox,, Donald J. (2001) explica que Logística integrada, envolve integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Todas estas áreas que envolvem o trabalho logístico oferecem ampla variedade de tarefas estimulantes.

Bowersox,, Donald J. (2001) afirma que a responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-preimas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no localonde são requisitados, ao menos custo e tempo possível.


5 Sistema logístico

A Logística requer integração entre todos os setores de uma empresa, sendo assim possível formar um sistema logístico integrado.

A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compras e de produção. No momento do suprimento de produtos de produtos e materiais, é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transparência de propriedade de produtos acabados aos clientes. (Bowersox, e Donald J, 2001. p 43).

[...] o valor expresso em logística é