Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Importância da Ética nas Organizações

Trabalho por Samyra Locateli, estudante de Administração @ , Em 11/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

A IMPORTANCIA DA ÉTICA NAS ORGANIZAÇOES


RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ética nas atividades organizacionais. A ética nas organizações destina-se a todas as pessoas que trabalham na área empresarial, a fim de agir de forma correta e honesta diante dos fatos ocorridos na empresa. Ao adotar uma postura ética, as empresas alocam um diferencial relevante, garantindo assim credibilidade no mercado competitivo.

PALAVRA-CHAVE:

Ética, Organização,


INTRODUÇÃO:

A falta de ética na sociedade contemporânea esta cada dia mais freqüente, as pessoas então deixando de lado crenças e valores que são relevantes, a fim de praticarem ações antiéticas, seja no meio religioso, esportivo, político e outros.

As organizações têm um grande papel na sociedade e precisam adotar posturas éticas, a fim de desenvolver melhores produtos e serviços para os consumidores se quiserem permanecer firmes no mercado.


DESENVOLVIMENTO:

Segundo SANCHEZ(2001, p.23) " A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano."

A moral e a ética apesar de andarem juntas, são duas coisas diferentes, pois a moral é os valores e costumes de uma sociedade em determinada época e a ética é a postura tomada diante dos costumes de cada região.

As empresas que possuem um clima ético possuem também uma forte liderança empresarial, haja vista que ao desenvolver a sensibilidade ética, fica mais fácil tomar decisões de como agir diante de varias situações.

Quando uma empresa adota uma postura ética, sua perspectiva de sucesso é maior, pois a organização conquista respeito e confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores e outros. Os interesses éticos de uma organização podem se diferenciar de acordo com a cultura organizacional, tipo de negócio e o tamanho da empresa.

É de suma importância que o gestor de pessoal ao realizar a seleção de pessoas para contratação, analisar os princípios morais de cada um, ficando assim mais fácil administrar tendo ao lado colaboradores que se preocupem com a ética.

Conforme explica DIAS (2003, p.519) " Individualmente cada pessoa terá conduta ética se suas ações forem certas, suas intenção correta e as circunstancias boas. A ausência de um desse três critérios não recomenda a ação do ponto de vista ético."

Em caso de dúvida, para encontrar a ação correta podem ser úteis os códigos de ética profissional, o parecer de colegas ou chefes, além da própria formação moral.

Por mais que as organizações tenham uma política voltada para a ética, é inevitável que alguns problemas antiéticos surjam ao decorrer do tempo. Estes problemas estão ligados ao ambiente interno e externo da empresa, como sonegação fiscal, trabalho infantil, fraudes em balanços contábeis, falsificação de documentos, danos ao meio ambiente e outros.

A gravidade dessas ações é analisada de acordo com os princípios do comitê de ética.

As decisões empresarias carregam um enorme poder, pelos efeitos que provocam. Ao tomar uma decisão o administrador coloca em risco sua empresa, colaboradores e clientes, por isso a ética é tão importante nas pesquisas de mercado, contratos e parcerias.