Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Termodinâmica

Trabalho por Marlene Aparecida Viana Abreu, estudante de Pedagogia @ , Em 03/10/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANOS DE AULA - FÍSICA


Planos de Física 1

2. Tema Central: Termodinâmica

3. Objetivos:

Compreender o que é termodinâmica;

Entender a energia interna;

Compreender o trabalho do gás em um sistema.

4. Conteúdos:

Introdução;

Energia interna;

Trabalho em um sistema.

5. Duração da aula: 50 minutos

6. Procedimentos:

6.1-Apresentação:

Foi demonstrado um cilindro provido de êmbolo, como uma seringa.

6.2. Desenvolvimento:

Foi explicados que a termodinâmica é a parte da física que estuda as transformações entre calor e trabalho. A energia interna de um gás perfeito monoatômico é a soma das energias cinéticas médias de todas as suas moléculas e esta energia está diretamente ligada à sua temperatura. Mostrando o cilindro foi explicado que um gás contido dentro de um cilindro provido de um embolo; ao expandir, o gás exerce uma força no êmbolo, que se desloca no sentido da força.

6.3. Integração:

Foi permitido durante a aula que os alunos fizessem perguntas para tirar dúvidas e fizeram problemas de aplicação retirado do livro didático para pôr em prática o assunto estudado.

6.4. Recursos

Foi usados o quadro-negro, cilindro, livro didático e folhas para atividades.

6.5. Avaliação da aula:

Os alunos entenderam e participaram do assunto trabalhado.

6.6. Bibliografia:

Física completa – Regina Bonjorno, José Roberto Bonjorno, Valter Bonjorno e Clinton Ramos- Volume único - FTD


Plano de Aula 2

2. Tema Central: Primeiro princípio da termodinâmica.

3. Objetivos:

Compreender a equivalência entre trabalho e calor.

4. Conteúdos:

Primeiro princípio da termodinâmica

5. Duração da aula: 50 minutos

6. Procedimentos:

6.1-Apresentação:

Foram feitos vários exemplos no quadro-negro para maior compreensão dos alunos sobre o assunto.

6.2. Desenvolvimento:

Foi explicado que de acordo com o princípio da conservação da energia, a energia não pode ser criada nem destruída, mas somente transformada de uma espécie em outra. O primeiro princípio da Termodinâmica estabelece uma equivalência entre trabalho e o calor trocados entre um sistema e seu meio exterior. Exemplificou e esclareceu que a variação da energia interna de um sistema é igual à diferença entre o calor e o trabalho trocados pelo sistema com o meio exterior.

6.3. Integração:

Foi permitido durante a aula que os alunos fizessem perguntas para tirar suas dúvidas, e comentários sobre o que entenderam sobre o assunto.

6.4. Recursos

Foi usado o quadro-negro, livro didático para acompanhar a matéria.

6.5. Avaliação da aula:

Não encontrada dificuldade em ministrar a aula. Os alunos entenderam e participaram do assunto trabalhado.

6.6. Bibliografia:

Física completa – Regina Bonjorno, José Roberto Bonjorno, Valter Bonjorno e Clinton Ramos- Volume único - FTD


Plano de Aula 3

2. Tema Central: Balanço energético

3. Objetivos:

Compreender as possibilidades do bálano energético;

Saber resolver problema que envolve o balanço energético.

4. Conteúdos:

Balanço energético

5. Duração da aula: 50 minutos

6. Procedimentos:

6.1-Apresentação:

Foi mostrada uma tabela com possibilidades do balanço energético.