Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Projeto - Alimentação e Higiene

Trabalho por Marlene Aparecida Viana Abreu, estudante de Pedagogia @ , Em 30/09/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

PROJETO MEU CORPO-SAÚDE E HIGIENE

TÍTULO: CORPO – ALIMENTACÃO E HIGIENE


DURACÃO: 04 SEMANAS


JUSTIFICATIVA:

É necessário que a criança conheça o seu corpo, para que serve, como se sustenta, como se mantém.

Por esse motivo, além de falarmos sobre as partes do corpo, para que servem, etc, ainda falaremos sobre a alimentação e a higiene, dando assim uma visão global do corpo para as crianças.


OBJETIVOS:

-Perceber seu corpo, através dos sentidos: visão, paladar, audição, olfato, tato.

-Identificar as partes do corpo e sua utilidade.

-Compreender porque os hábitos de higiene são necessários para a saúde do ser humano.

-Identificar a alimentação adequada para manterem corpo saudável.

-Compreender, como e porque, através de nosso corpo, conhecemos todos os nossos sentidos.

Desenvolvimento:

-Leitura de texto alusiva aos temas.

-Confecção de murais, desenhos.

-Músicas, dramatizações.

-Vídeos.

-Cruzadinhas, caça palavras.

-Estudo de esquema corporal.

-Relatos pessoais, observações.

-Produções de texto, cardápios.

-Entrevista com especializada área de saúde e nutrição.

-Modelagem com massa, argila, etc.


ATIVIDADES:

a)Linguagem:

-Conversas e discussões em torno do conhecimento trazido pelas crianças sobre seu corpo.

-Histórias.

-Poesias.

-Rimas.

- Brinquedos dramatizados : médico, compras de alimentos,hábitos de higiene,etc.

b)Matemática:

-Desenvolvimento de conceitos matemáticos:

  • Tamanho: alto/baixo, grande/pequeno.
  • Quantidade: muito/pouco, alguns/nenhum/vários.
  • Posição no espaço: dentro/fora.

-Sistema monetário: valor do dinheiro: compra de alimentos, vestuário, higiene, saúde, etc.

c)Artes e Modelagem:

-Com massa própria modelar seu corpo e partes do mesmo.

-Pintura a dedo.

-Desenho com lápis cera/lixa do contorno dos órgãos de sentido, partes do corpo, corpo inteiro, etc.

-Colagens.

d)Religião:

-Definir a importância de nosso corpo e de tratarmos bem dele, uma vez que o mesmo é obra da criação Divina.

-Oração espontânea em agradecimento ao corpo que temos, bem como às possibilidades de tratá-lo bem.


CULMINÂNCIA:

-Exposição de todos os trabalhos realizados durante as semanas.

-Apresentação de alguma dramatização.


AVALIACÃO:

Será feita com os alunos dos trabalhos realizados durante o projeto, conduzido-os a críticas construtivas.

No decorrer de todo o processo, verificar as respostas das crianças, a fim de comprovar se os valores foram alcançados.

Observar as mudanças de comportamento dentro da sala em relação a atitudes e habilidades desenvolvidas.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

VAMOS CONHECER NOSSO CORPO?

Peça ao seu colega que desenhe o seu corpo no chão do pátio ou em papel usando giz, pincel atômico ou lápis de cera.

Depois, compare com os seus colegas:

-Quem é mais alto?

-Quem é mais baixo?

-Quem é mais magro?

-E o mais gordo?

Pedir que os alunos falem sobre eles mesmos:

-O que mais gostam de fazer?

-Como fazem?

-Que parte do corpo usam para fazer o que gostam?

-Suas qualidades e seus defeitos.

As classes mais adiantadas podem construir um texto com o título: ‘Como eu sou, contando seu tipo físico: cor dos olhos, cabelos, suas preferências, altura, etc.


POESIA: MEU CORPO

Eu tenho dois olhos

Que são para ver.

Eu tenho um nariz

Que é bom para cheirar.

Eu tenho uma boca

Serve para comer.

Eu tenho orelhas

Que são pára escutar.

Tenho duas pernas

E tenho dois braços

Que servem para andar

E para os abraços.

Ruth Rocha.


ATIVIDADES DE EXPLORACÃO COM OS