Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Relatório de Visita à Coca-Cola

Trabalho por Newton Mauro da Silva, estudante de Administração @ , Em 29/09/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Relatório de Visita à Fabrica da COCA-COLA

Abril/2004


Chamarei de fases os locais em ordem de visita, não que seja as fases de produção.

I) Começamos conhecendo o lago dos peixes:

Local, onde é analisado os dejetos, lançado na água que retornam à natureza.

Existe um leito de secagem do lodo, para que não tire a oxigenação da água dos rios, e que não prejudique o meio-ambiente nestes locais.

A água e lançada nos rios limpa e tratada, sem danos a população ribeirinha e a seus seres-vivos;


II) Controle de gás GLP

Através de um convênio com uma distribuidora de GLP, é armazenado em um local seguro, ao lado do lago dos peixes, este depósito, onde pode ser abastecido todas as empilhadeiras e maquinas que utilizem este combustível.


III) Merchandising

No Brasil, ela estreou no dia 17 de janeiro com quatro novos filmes comerciais em horário nobre. Além da exibição maciça de propagandas na TV, foram divulgados também jingles nas rádios, espalhados outdoors pelas cidades e materiais de merchandising diferenciados nos pontos-de-venda.

A base para a mudança foi uma pesquisa conduzida pela Coca-Cola em seis países - entre eles o Brasil que, por sinal, foi um dos primeiros a veicular a nova imagem da Coca-Cola explodindo de dentro da garrafa contour. Os estudos com os consumidores mostraram que era preciso estreitar as relações emocionais com a marca. Em outras palavras, reforçar o quanto o sabor irresistível de Coca-Cola pode acrescentar aos momentos de estar com a família, com os amigos e em meio à natureza.


IV) Manutenção e Propaganda

Estrutura de manutenção - serralharia, e também onde é produzido banner's, cartazes, panfletos e demais materiais para propaganda.


V) Caixa d'água

Dividida em cinco partes, responsável pelo abastecimento geral da fábrica e produção com níveis determinados de fornecimento, são três níveis de filtragem, um para recebimento e uma parte exclusiva para possíveis combates à incêndios, e seu nível mínimo e de 40%, nunca abaixo disso.


VI) Fases da produção

1ª. Fase

Recebimento, purificação e transformação do açúcar:

O produto é recebido em sacos de 1T., e daí é purificado e distribuído a linha de produção a ser misturado com água, e transformado em xarope, após um calculo de eficiência e qualidade jogados na ''TOVA'', onde é adicionado ao solutor para dissolver o açúcar. Após esse processo adquire-se o grau brix, ou seja, o grau de doçura do composto.

Todo esse processo realizado é para elevar o nível de pureza do açúcar e da doçura do produto final e elevar seu nível de clareza, eliminando as impurezas que são absorvidas pelo açúcar.

Esse processo até pouco tempo atrás era realizado em filtros de carvão, que causavam uma grande perda de material, gerando assim custos altíssimos, e hoje foi adquirido um maquinário capaz de realizar este processo bem mais rápido e mais eficaz, gerando um retorno e diminuindo os custos.

Após todo esse processo adquire-se o xarope simples.

Obs.: Após todo esse processo de recebimento, estocagem, filtração, pureza e aquisição do xarope simples, vemos que neste setor há ainda um pequeno desperdício de açúcar causando uma pequena perda do produto, principalmente no transporte e armazenagem, talvez se escolhessem períodos de menores umidades para transporte e o local de armazenagem tivesse um processo de climatização para diminuir a umidade, talvez teria uma perda menor ainda da que existe hoje.

2ª. Fase:

Sala de controle e/ou automação:

Sala onde existem seis computadores interligados as linhas de produção, manutenção energia elétrica controle de gastos e distribuição de água.

1°. Computador: Controle de energia elétrica, Controle direto com a companhia de distribuição de energia elétrica (CEB), onde há uma demanda