Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Antropometria do Adulto

Trabalho por Anônimo, estudante de Nutrição @ , Em 30/06/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

ANTROPOMETRIA DO ADULTO


Introdução

A atenção para uma boa nutrição tem sido cada vez mais evidenciada e vem aumentando continuadamente. Sua importância é traduzida não só pela preocupação das pessoas, da industria e dos governos, mas também pelo fato de as Nações Unidas, por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e do Fundo de Socorro á Infância das Nações Unidas (UNICEF) ao lado do Banco Mundial, estarem continuamente enfatizando o papel da alimentação e nutrição na estabilidade e no progresso socioeconômico de toda a humanidade.(1)

O ser humano, assim como outros animais, precisam dos nutrientes em quantidades e qualidade adequada para atender todas as necessidades de energia e nutrientes. Muito alem de só "comer", é preciso conhecer a interferências entre os componentes da alimentação, funcionamento do organismo, processos absorvidos e aproveitamento de nutrientes pelas células.(1)

A nutrição adequada é ideal para a saúde e para o gerenciamento da doença. A identificação e adequada correção do estado nutricional resulta em menos complicações, menor tempo de internação e melhor qualidade de vida.(2)

No presente trabalho, iremos apresentar algumas comodidades encontradas freqüentemente no Adulto tais como: estress, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças coronarianas, anemia, desnutrição e como avaliar o estado nutricional da população adulta.

Métodos Para Avaliação Nutricional

Muitos métodos têm sido propostos, de testes bioquímicos a composição corporal, passando por testes antropométricos e clínicos. Cada método possui sua importância, porém nenhum pode ser considerado único e suficiente para predizer a avaliação nutricional, pois todos apresentam limitações. (2)

Outros testes mais precisos e confiáveis são aplicados somente em pesquisa, devido o custo ser alto e necessitar de técnicos treinados para aplicá-los. É o caso do teste da Diluição de Trítio ou Radioisótopos.(2)

A bioimpedância é um método rápido, sensível, indolor, não invasivo e que poderia ser utilizado á beira do leito. Detecta facilmente edema, desidratação e desnutrição. Poderia facilitar o tratamento de Nefropatias em Hemodiálise. O problema é o seu custo, indisponível, assim, para a rede publica porem nem tanto para a rede particular.(2)

A densidometria óssea distingue a massa óssea da não-óssea, subdiferenciando a massa gorda, massa magra e a óssea, fornecendo exatamente a composição corporal, porém o custo é alto, requerendo mão de obra especializada e grande tempo de analise.(2)

Avaliação Subjetiva Global (ASG)

Trata-se de um método simples, de baixo custo, com boa reprodutividade e confiabilidade. É um método de fácil execução, não dispendiosos, alem de ser executados por diversos profissionais de uma equipe multidisciplinar. É útil na avaliação de pacientes em domicilio.(2)

A ASG avalia o estado nutricional a partir de diversos fatores: além da oferta energética, de macro e micronutrientes, avalia também a perda de peso, de massa gordurosa e muscular, ao longo de um determinado período. Em pacientes hospitalizados, a ASG terá o poder de avaliar não apenas o estado nutricional mas de levar em conta também o estado de saúde geral do paciente, que influi no estado nutricional (4).

A ASG consta de questões simples e relevante sobre a historia clinica e exame físico que segue em anexo. Questiona-se primeiramente sobre a alteração de peso recente do paciente, de modo que 10 % de perda de peso, é considerada potencialmente significativa e acima definitivamente importante. (2)

Enfatiza sobre a presença de sintomas gastrintestinais significativos como diarréias, hiporexia (perda de apetite), anorexia, grau de dificuldade na ingesta de alimentos, perda de gordura subcutânea, de massa muscular, edemas e mais.(2)

O propósito da realização da avaliação nutricional