Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Funções Mentais Superiores

Trabalho por Mariana Salomão, estudante de Psicologia @ , Em 28/06/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Funções Mentais Superiores


Introdução

Você já parou para pensar a importância que suas Funções Mentais Superiores tem em seu dia a dia e até mesmo em sua vida? Você nem ao menos acordou e já está usando uma de suas funções através do sonho. Ao escutar o despertador tocar de manhã, ao sentir o cheirinho do café, o sabor do pãozinho bem quentinho... tudo está relacionado com suas sensações , uma de muitas Funções Mentais Superiores que você tem.

Usa-se o termo Funções mentais para referir-se ao processo de pensamento, memória, sensação, percepção, atenção, linguagem, emoção, etc. É através delas que os indivíduos desenvolvem visões de si mesmo, das organizações em que atuam e do mundo que os rodeia.

Segundo Vygotsky , as Funções Psicológicas (mentais) Superiores (ex: linguagem, memória) são constituídas ao longo da história do homem, em sua relação com o mundo. Desse modo as Funções Mentais Superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem.

As pessoas, no caos do trânsito, na poluição visual, no excesso de informações, nos anúncios das T.Vs, na internet e na correria das Organizações, encontram muitas dificuldades em "ler" as mensagens ocultas nessa cultura organizacional e, com muita paciência (e técnica) aprendem a ver essas mensagens e percebem as muitas dimensões que elas ocultam.


Funções Mentais Superiores

Percepção

Percepção é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam e recuperam informações.

O Processo Perceptivo

Os seres humanos possuem cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. A maioria de nós cofia em nossos sentidos, mas, às vezes, de tão cega que é essa fé, ela nos faz acreditar que nossa percepção é um reflexo perfeito da realidade, mas, nem sempre, nossas percepções refletem a realidade objetiva. Essa diferença entre o que achamos que é, com o que realmente é, gera conflitos com nós mesmos proporcionando a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.

Quadro ilusões perceptivas

Se podemos ter uma falsa percepção de coisas tão objetivas como tamanho, forma ou comprimento, há uma possibilidade maior de percebermos erroneamente coisas mais subjetivas, como intenções, ou pensamentos de outras pessoas.

As diferentes percepções entre gerente e subordinado dentro de uma organização em uma equipe de trabalho, geram apenas aborrecimento e frustração, tanto para o próprio gerente como para as pessoas com quem ele trabalha. Ampliando sua compreensão do processo perceptivo, você poderá evitar ficar em uma situação em que suas percepções estejam tão fora da realidade.

Reduzindo os Problemas de Percepção

  • Aumentar a freqüência de observações: ao fazer mais observações, o observador pode coletar mais informações e com isso elevar a acurácia (o cuidado) das percepções.
  • Garantir a representatividade das informações por meio do cuidado com o modo e o momento da observação: deve-se levar em conta a maneira pela qual as observações são realizadas (fazer observações com o máximo de discrição possível)

O modo de observar sempre os funcionários de um modo aleatório e discreto, aumentou rapidamente com os avanços tecnológicos no setor da vigilância, foi um aumento tão drástico que começaram a levantar questões éticas com relação às práticas de monitoração. O que as empresas estão fazendo em relação a isso?

  • Dupont: utiliza câmeras ocultas distantes para monitorar suas docas de carregamento.
  • Delta Airlines: os computadores inspecionam os vendedores que marcam mais reservas de vôo
  • Management Recruiters: os supervisores observam discretamente quadros computadorizados para ver quais entrevistadores conversam com mais candidatos a emprego.

Atenção

Em todos os momentos nossos cinco sentidos são bombardeados por