Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Tipos de Custo

Trabalho por Arcadio João Both, estudante de Contabilidade @ , Em 31/05/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

SISTEMAS DE CUSTOS

Campo Novo do Parecis - MT

2006


INTRODUÇÃO

O referente trabalho tem o intuito de mostrar o quanto é importante saber quanto vale um produto; tanto na sua produção, como na comercialização, até no seu destino final.

Quero também mostrar meios de como podemos chegar há um raciocínio sobre a cadeia de cálculos para concluir uma operação.

Farei uns comentários sobre os custos históricos e custo padrão, onde custo histórico é mais usado em linha de montagem, pois é muito difícil ter retrocesso e ainda é uma seqüência de acontecimentos. Isso podemos ver como exemplo no filme do Charles Chaplin, em " Tempos Modernos ".

Quanto ao custo padrão comentarei mais pois ele é o mais aplicado em todos os sentidos, o mais usado atualmente principalmente no comercio e setores de agronegocios e outros mais.

Sistemas de custo é aplicado em todos os setores porque o mercado capitalista exige que precisamos ter conhecimento sobre qualquer mercado de investimentos e para melhor entender tudo isso darei uma ampla orientação sobre esses campos.


SISTEMAS DE CUSTOS

A área de custos terminologia própria que, entretanto, muitas vezes é utilizada de forma equivocada. Sendo assim, é importante a definição dos termos utilizados com maior freqüência a fim de evitar qualquer erro na interpretação dos conceitos.

O objetivo de qualquer sistema de custo é determinar o custo incorrido no processo de produção de bens ou de prestação de serviços. Em função da utilidade que será dada a essa informação, serão definidos os critérios utilizados ao longo do trabalho.

O sistema de custo também fornece informações sobre gastos incorridos nos diversos departamentos que compõem a estrutura organizacional da empresa, possibilitando a identificação a identificação do responsável pelo consumo dos gastos e facilitando o controle gerencial e a elaboração de orçamentos.

O sistema de custo possibilita por meio da descrição de processos, funções, atividades, tarefas, e operações, que permitem identificar as atividades que não agregam valor, qual o custo de participação no custo dos produtos e quais as ferramentas gerenciais que podem ser implementadas para sua eliminação.

O custo dos produtos é a apropriação dos custos à produção ou aos serviços prestados no período, por meio da utilização da estrutura organizacional da empresa.

A empresa busca, através da gestão de preços (fixação e administração de preços),garantir sua saúde econômico-financeira e sua posição no mercado.

Há gestão de preços interagem variáveis internas (condições gerais da empresa) variáveis externas (condições gerais de mercado).

São executores da gestão de preços o gestor econômico-financeiro de preços, com ponderações de ordem interna e o gestor mercadológico de carácter externo.

O gestor econômico-financeiro de preços, visando á otimizar sua participação na administração de preços, deve suportá-la com sistema gerencial de custeio calcado em princípios de AGILIDADE e CONFIABILIDADE.

O sistema de custo é uma maneira ou forma de registrar os custos , como : Custo Histórico e Custo Padrão. No qual os sistemas de custeio podem ser usados por qualquer sistema de acumulação e com qualquer método de custeio.

A seguir vamos estudar os dois métodos individualmente com suas ramificações, pois cada um avalia os custos de um modo diferente que o qual mostra suas características.


CUSTO HISTÓRICO

O sistema de custeio baseado em custos históricos ou atuais pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. Em conseqüência disso, nesse sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação