Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

A Rede de Operações Produtivas

Trabalho por Ricardo Salles, estudante de Administração @ , Em 31/05/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

Projetos de Instalações Produtivas


Introdução

Ao analisarmos o capitulo 06, que trata dos projetos de instalações produtivas verificamos que é fundamental para toda e qualquer organização que a sua localização seja instalada de forma estratégica, pois esta poderá influenciar de maneira positiva ou negativa para o crescimento da mesma, isso irá depender da decisão acertada ou não.

Para cuidar da localização o gestor de produção deverá estar atento à fatores como: proximidade com os clientes, proximidade de fontes de insumos (mão de obra) e proximidade de fontes qualificadas de suprimentos (material), com isso a empresa terá maior flexibilidade durante os processos de produção fazendo com que aumente a sua lucratividade.

Além da localização a função da capacidade produtiva também será importante, pois ela irá definir qual será a forma mais adequada para atender todo e qualquer tipo de demanda dos processos produtivos.

Trataremos ainda do projeto da rede de instalações produtivas, pressupondo que nenhuma operação produtiva existe isoladamente, ou seja, existe uma rede de produção onde cada operação depende uma outra pré-existente para que posa existir e fazer parte dessa cadeia ou rede de operações.

Passaremos agora a detalhar como deve ser feito este projeto de instalações produtivas.


1. LOCALIZAÇÃO DA CAPACIDADE

É a posição geográfica de uma operação relativa aos recursos de input, a outras operações ou clientes com os quais interage.

Para alguns ramos como o varejo a decisão de localização é decisiva ou de extrema importância, tanto que a localização pode influenciar até na lucratividade da empresa, alguns metros de distância pode estar a diferença entre o lucro e o prejuízo. Outra razão pela qual as decisões de localização são importantes é que, uma vez tomadas, são difíceis de desfazer, os custos para isso, geralmente, são muitos altos e ainda há riscos dos inconvenientes para os clientes.

1.1.Objetivos da Decisão de Localização

Devemos atingir um equilíbrio adequado entre:

  • Custos especialmente variáveis da operação
  • Serviços que a operação é capaz de prestar
  • Lucro da operação

Em organizações com fins lucrativos, os dois últimos objetivos estão relacionados. A hipótese é de que, quanto melhor o serviço da operação prestado a seus clientes, melhor será seu potencial para atrair clientes, e conseqüentemente, gerar receita. Em organizações sem fins lucrativos, o potencial de receitas pode não ser um objetivo relevante, logo custo e serviço ao cliente são em geral considerados como os objetivos principais da localização.

1.2.Fatores que Afetam a Localização de Unidades Produtivas

Muitos fatores podem afetar a decisão de localização. É importante identificar fatores que tenham impacto nos objetivos estratégicos do negócio. Se nos produtos da operação predominarem produtos físicos estocáveis ou não estocáveis, o foco será diferente para cada um.

1.2.1.Proximidade de Fontes Qualificadas de Suprimento (Material)

Muitas empresas necessitam privilegiar localização próxima de fontes de suprimento. Isso pode ocorrer por várias razões.

Por exemplo, pesca ou mineração, por motivos óbvios, a operação deve localizar-se próximo às fontes de suprimento principal ( o mar ou a jazida). Em outros casos a necessidade da proximidade das fontes de suprimento deve-se à perecibilidade do insumo. Plantas de produtos laticínios e outras plantas de processamento de alguns alimentos (como produtos de tomate e sucos de fruta) localizam-se próximas às regiões produtoras, pois é necessário processar a matéria-prima em apenas algumas horas, sob pena de deteriorização.

Outra razão para que operações privilegiem o critério proximidade de fontes de suprimento em suas decisões de localização são os custos de transporte. Quando as matérias-primas são muito