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Planos de Aula

Trabalho por Lídia G. Dalmazo, estudante de Educação Física @ , Em 24/03/2006

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PLANOS DE AULA


PLANO DE AULA


Nome do estabelecimento- Escola Industrial Interescolar Adelino

Nome do professor estagiário- lídia G. Dalmazo

Série- 2º. Ano Turma- B

Tema : Qualidade de vida. (Flexibilidade)

Objetivos:

  • Adquirir qualidades físicas indispensáveis nos exercícios;
  • Compreender a importância da preparação física através do alongamento;
  • Ampliar a capacidade de executar e suportar o treinamento repetitivos dos movimentos mecânicos.
  • Adquirir sustentação na postura e aumentar a flexibilidade.

Recursos: Quadra de esporte, toalhas

Conteúdo: Flexibilidade - Exercícios de Alongamento.

Metodologia: O professor levará os alunos para quadra de esporte, que ficarão dispostos em círculo. O professor através de conversa informal explicará ao início de cada exercício de alongamento a importância e os benefícios que estes proporciona antes de qualquer atividade a ser realizada.

  • Os alunos deverão ficar em pé, a 30 centímetros do muro da quadra ou parede, com os calcanhares paralelos; expirar, flexionar o quadril e pernas bem estendidas, e tocar os dedos com as mãos. Expirar, flexionar os joelhos ou arredondar a coluna torácica ao retornar para a posição ereta.
  • Em pé, a uns 30 centímetros da parede, com os calcanhares paralelos. Expirar, flexionar o quadril, segurar os tornozelos, e lentamente aproximar o tórax dos quadríceps.
  • Dois a dois sentar-se no chão com os joelhos estendidos frente a frente. Seu parceiro assume a mesma posição com os pés unidos aos seus, ambos segurando as extremidades de uma toalha dobrada. Expirar; mantendo os joelhos e a região toráxica estendidos, flexionar para a frente a partir do quadril enquanto o companheiro puxa a toalha.
  • Dois a dois. Deitar em cúbito dorsal, flexione o joelho e deslize os pés na direção dos glúteos. O parceiro coloca uma das mãos sob os músculos posteriores da coxa e segura os calcanhares com a outra. Expirar quando seu parceiro levar suas coxas para mais próxima do tórax. Faça novamente a extensão dos joelhos, um de cada vez, para evitar dores ou espasmos.

Avaliação: Através da participação dos alunos nas atividades.

Bibliografia:

MATTOS, Mauro Gomes de – Educação Física na Adolescência – construindo o conhecimento na escola – São Paulo: Phorte Editora,2000.

MICHAEL, J. Alter – Alongamento para os Esportes – São Paulo: Editora Manole Ltda, 2ª edição, 1999.


PLANO DE AULA

Nome do estabelecimento- Escola Industrial Interescolar Adelino.

Nome do professor estagiário- Gislaine de Almeida

Série- 1º. Ano Turma- B

Tema: Dança

Objetivos:

  • Ouvir atentamente e interpretar o significado do rítmo musical, a prática corporal.
  • Demonstrar o senso-rítmico e a capacidade de coordenar movimento e ritmo.
  • Participar ativamente com desenvoltura e interagir-se em grupo.
  • Dramatizar através da música, a cultura de um povo.

Recursos: Quadra de esporte, aparelho de som e CD.

Conteúdo: Rítmo - Exercícios e dramatizações de expressões corporais através da música.

Metodologia: Na quadra de esporte, sob orientação do professor, alunos em grupos deverão apresentar uma música de sua escolha, mediante expressões culturais corporais assim como: cada grupo canta e, através do ritmo e a expressão demonstrarão as manifestações de uma cultura corporal, logo após, todos os outros grupos em círculo os acompanharão no repertório compartilhando de forma simples e natural.

Avaliação: Através da desenvoltura e participação dos grupos nas atividades.

Bibliografia:

MATTOS, Mauro Gomes de – Educação Física na Adolescência – construindo o conhecimento na escola – São Paulo: Phorte Editora,2000


PLANO DE AULA

Nome do estabelecimento- Escola Industrial Interescolar Adelino.

Nome do professor estagiário- Gislaine de Almeida

Série- 1º.