Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Planejamento para a Primeira Semana de Adaptação

Trabalho por Maria Luiza Risseto Ferreira, estudante de Pedagogia @ , Em 05/01/2006

5

Tamanho da fonte: a- A+

PLANEJAMENTO PARA A 1º SEMANA DE ADAPTAÇÃO


FEVEREIRO

OBJETIVO: Adaptar a criança à escola; conhecer e satisfazer seus interesses, e fazer com que a criança se sinta bem no ambiente escolar.

A PROFESSORA DEVERÁ:

  • Conquistar a confiança da criança e observar o seu comportamento;
  • Analisar a bagagem cultural que a criança traz, aproveitando as suas experiências, e a partir daí realizar o trabalho pedagógico;
  • Desenvolver o relacionamento afetivo com os colegas e a professora;
  • Procurar conhecer a realidade da família e da comunidade;
  • Ajudar a criança a refletir seus sentimentos revelados nas suas ações;
  • Permitir que ela confronte a sua realidade com outras; para que venha a ter um espírito crítico e uma visão mais ampla do mundo;
  • Dar oportunidade à criança de se expressar;
  • Respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança, considerando que as etapas evolutivas são alcançadas em momentos diferentes;
  • Trabalhar em rodinha e também em grupos para melhor entrosamento das crianças;
  • É indispensável que a professora estabeleça com a criança uma relação de confiança mútua. Acredite na sua possibilidade de desenvolvimento, prometendo assim o seu autoconceito positivo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Apresentação das crianças usando a dinâmica de pares;
  • Levar as crianças para conhecer as dependências da escola, mostrando os perigos existentes e valorizando o que há de bom e interessante para elas;
  • Histórias curtas com fundo moral e dramatizadas;
  • Músicas de rotina para que possam formar hábitos de lavar as mãos, fazer fila, lanchar etc;
  • Decorar a sala de aula, pedindo a opnião das crianças onde colar os cartazes;
  • Atividades de coordenação motora grossa ao ar livre e/ou dentro da sala de aula;
  • Comentários sobre cuidados que devemos ter com os ouvidos, nariz, olhos e boca. Não introduzir objetos estranhos e formar hábitos de higiene;
  • Danças;
  • Brincadeiras como: telefone sem fio, macaco disse, roda, baragandão arco-íris etc;
  • Confecção de brinquedos com sucata;
  • Recorte livre com as mãos;
  • Rabiscos e pintura com tinta (c/ a mão) em papel manilha;
  • Confecção e colagem de enroladinhos.