Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Empregabilidade x Empresabilidade

Trabalho por Ubiratan Sales Vieira Filho, estudante de Administração @ , Em 29/11/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

Empregabilidade X Empresabilidade


A empregabilidade é vista como uma constante busca para desenvolvimento de habilidades e competências e conhecimento específico. Este termo teve surgimento na última década onde os trabalhadores tiveram que adquirir novos conhecimentos para acompanhar as mudanças no mercado.

Para se alcançar um Empregabilidade de excelente nível é necessário:

Experiência Profissional: Conhecimentos adquiridos ao longo da carreira conseguindo identificar acertos e erros no decorrer da carreira.

Competências:

  • Desempenho profissional em suas atividades.
  • Abrange desde a disposição de aprender até a capacidade de empreender

Comportamento: Determinando da maneira de como se relacionar com clientes internos e clientes externos.

Rede de Contatos: Torna-se uma peça vital para a prospecção de novas oportunidades profissionais e de negócios.

Capital Acumulado: Garantir uma tranqüilidade financeira, ou empresarial em um curto período de tempo.

A necessidade de buscar um aperfeiçoamento contínuo tanto na vida pessoal, como na vida profissional para poder acompanhar a mutação de emprego. As novas formas de trabalho buscam raciocínio e a emoção como fontes importantes para o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Tal mutação na empregabilidade fez surgir uma nova modalidade no preparo profissional, dando como ponto de referência a eficácia na comunicação, saber dar e receber críticas construtivas, iniciativa própria.

Para concorrer a uma oportunidade de trabalho e para se manter em tal, é extremamente importantes a formação acadêmica, conhecimentos específicos, alto nível em línguas estrangeiras, cursos de aperfeiçoamento, flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de trabalho em equipe, leitura e preocupação de se manter atualizado.

Para não perder a oportunidade adquirida é de grande importância que de forma alguma se sinta acomodado, desmotivado, se esconda de suas obrigações, a falta de direcionamento profissional e restrição de conhecimentos.

Hoje, o maior desafio das organizações é a capacidade de descobrir, atrair e reter pessoas com excelentes talentos e que possuam uma visão que busque constantemente aprimoramento. Para tanto a empresa deve despertar para o seu próprio desenvolvimento para dar subsídios aos seus profissionais conseguindo desta forma reter pessoas talentosas. Um grande diferencial adquirido pelas as empresas é o fato delas poderem contar com profissionais com performance diferenciadas, com capacidade de integração, confiabilidade e qualidade no trabalho. A empresa tem que estar apta em propiciar condições e ambiente para aprender e para se desenvolver. Existem hoje as chamadas organizações de aprendizagem que tem como principal finalidade compartilhar conhecimento.

Hoje existe um grande número de empresas que exigem desenvolvimento por parte de seus profissionais e não deslocam condicionamento para tais profissionais consigam exercer tais habilidades. Muitas delas não possuem um programa de reconhecimento e incentivo que promova a valorização de tais perfis profissionais.

O profissional que desenvolve constantemente seu talento tem a condição de escolher as melhores empresas para se trabalhar.