Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Estágio em Escolas Públicas

Trabalho por Marcos Roberto Luciano, estudante de Biologia @ , Em 24/11/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

Estágio em Escolas Públicas


Agradecimento

Agradecemos a DEUS por ter nos criado e dotado de sabedoria para que prosseguíssemos em nossos estudos e por ter despertado em nós a ânsia pelo saber.

Agradecemos as diretoras e coordenadoras dos colégios Ana Maria do Couto e Joaquina Cerqueira Caldas, pelo atendimento e espaço cedido para a realização do estágio e as professoras por ceder-nos suas aulas e turmas e pela competência, atenção e dedicação com que nos receberam.

Não poderíamos deixar de agradecer as nossas professoras Fernanda P. Shults e Isabela B. Nogueira, por terem nos orientado muito bem e acompanhado durante este trabalho. Somente com a ajuda mútua das mestres é que conseguimos vencer este desafio.


Dedicação

Dedicamos este relatório à todos os nossos campeões do ensino, que tanto nos incentivaram para chegarmos ao final com uma bagagem suficiente para o mercado de trabalho.

Pelo apoio solidário a nós dedicado, nos momentos de dificuldades e pela compreensão nos momentos de indecisão.

Dedicamos também, a nós mesmo, por termos vencido o desafio de maior importância na área educacional, superando nossas próprias expectativas.


1.0 RESUMO

Desde o início de julho 2002, estamos cursando esta disciplina, fomos envolvidos à todo tipo de aprendizado escolar, estudamos quase tudo sobre as atividades escolares, conhecemos e entendemos e analisamos os itens principais da escola, são eles; os aspectos físico, cultural, financeiro, pedagógico, coordenação, diretoria, em fim, tivemos a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do portão para dentro de uma instituição escolar seja ela Estadual ou Municipal. No decorrer da disciplina realizamos vários projetos, apresentamos seminários, realizamos uma série de oficinas nas escolas públicas com temas variados, apresentamos Workshop sob a coordenação da profª. Jovelina, lecionamos várias mini aulas sob a orientação das profª. Msc. Fernanda P. Shults e Isabela B. Nogueira, como forma de treinamento e aprimoramento técnico. Foi muito bom cursar a disciplina de Práticas Pedagógicas, de um modo geral consideramos que esta disciplina seja uma das mais importantes para o aprendizado escolar, talvez nem todos pensam assim, mas o objetivo desta disciplina é deixar o educando preparado para o mercado de trabalho.


2.0 INTRODUÇÃO

Este relatório representa o resultado das práticas pedagógicas de ensino com mini-aulas na Unic, ensino fundamental e ensino médio do curso de Ciências Biológicas que foi realizado ao longo dos 07 semestres.

Consta ainda neste trabalho, histórico das escolas, atividades desenvolvidas conclusão e anexos.

A superação dos problemas educacionais de nosso Estado não é tarefa de uma única instituição social, mas da comunidade como um todo. Isto poderá se dar através da definição de um projeto político, econômico e social que vise a melhoria das condições de vida da população e seu acesso aos bens socialmente produzidos, incluindo o conhecimento elaborado.

A escola tem limites claros, não é a única responsável. Ela não existe isoladamente, mas faz parte de um sistema político que tem a responsabilidade de lhe dar sustentação para que possa cumprir sua função. A escola só pode cumprir seu papel de forma competente se tiver autonomia.

Em relação aos problemas encontrados nesta escola, o maior deles vêm a ser a falta de segurança, uma vez que com a mudança de governo as metas a serem atingidas e a redução de verbas, nem sempre traz soluções para os problemas mais abrangentes, deixando muito a desejar.

Para a concretização do relatório foram utilizados os seguintes métodos: pesquisa de campo através de um questionário explicativo e bateria de perguntas sobre toda a movimentação diária da escola e rotina de trabalho. A escola não tem projetos em andamento.