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Desafios do Recursos Humanos Diante da Globalização dos Negócios

Trabalho por Claudia, estudante de Administração @ , Em 14/11/2005

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Os Desafios dos Recursos Humanos Diante da Globalização dos Negócios

Novembro

2005


INTRODUÇÃO

A crescente integração das economias e das sociedades envolvendo a produção de mercadorias e serviços, e divulgação de informações fizeram com que uma área das organizações totalmente burocrática, que era vista como o centro de custo mais oneroso, mudasse seu foco, e começasse a visualizar a capacidade de diminuir gastos, implantar melhorias para poder ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos, executando suas metas fazendo com que as empresas tenham melhores resultados, passando assim a ser um setor mais estratégico nas organizações. A Gestão de Pessoas ou Administração de pessoas ou Gestão com Pessoas, o nome e as ações no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas, dizem o que as empresas querem de seus colaboradores.

Nesse contexto o capital intelectual vem se tornando a peça chave para as organizações, como as empresas agem para que tenham o máximo de pessoas capacitadas com conhecimentos e sua adequada aplicação que permitem captar informações e transformá-las em oportunidades de novos produtos e serviços. Com a globalização, e o avanço tecnológico, as empresas estão investindo em capital humano com o objetivo de ter retorno mais rápido. O capital em forma de imobilizado e o trabalho na velha concepção de mão-de-obra cedeu o lugar a fatores que, designamos por intangíveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importantes no mundo dos negócios, além disso, outros fatores como pessoas, cliente, produtos e serviços, tecnologia, resultados, além da globalização foram considerados como desafios para a Administração de Recursos Humanos nesse novo milênio.

"Tudo existe, nada persiste, nem permanece o mesmo, o homem é o que vir a ser".

Heráclito – Filosofo.


1 Globalização

A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Dentro da Administração de Recursos Humanos nessa visão global a empresa deve mapear a concorrência e avaliar a posição dos produtos e serviços. Isto não significa que o mercado local vá desaparecer. O que vale é a comparação entre aquilo que a organização faz e o que há de melhor no mundo todo. O benchmarking deixou de ser local ou regional. Hoje, pensar globalmente e agir localmente é o refrão mais freqüente.

Muito embora nunca como na década de noventa se tenha falado tanto em novas realidades e mudanças nos valores e práticas do trabalho, tornando o adequado e eficaz gerenciamento do ser humano uma condição estratégica para o sucesso das organizações, principalmente se conduzido de forma integrada aos fatores técnicos e econômicos da empresa, ainda o profissional de recursos humanos tem demonstrado através de sua conduta reflexos da influência do desenvolvimento histórico da área.

Segundo Trevisan (2002), com a globalização, as informações trabalhadas pelo ambiente empresarial são mais variadas, até porque, novas empresas de outros países trazem práticas e culturas diferentes.

Essa nova perspectiva requer um profissional ávido para aceitar novidades e olhar atividade da empresa não como oportunidade de carreira, mas, principalmente, desenvolver seu trabalho para que a organização seja mais competitiva.

Diante dessas mudanças em tempos de globalização, os gestores de Recursos humanos (RH) estão despertando para sua posição estratégica dentro da empresa, ou seja, para a sua função de agregar valor aos negócios. Esse tem sido um dos principais desafios dos profissionais de RH, pois eles devem oxigenar a empresa com talentos, sendo responsáveis por desenvolver o potencial humano e gerar a competência necessária para o crescimento das organizações. Isso inclui manter a força de trabalho qualificada, motivada e comprometida com os objetivos propostos, estabelecendo o relacionamento entre os seres