Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Relatório de Estágio Supervisionado

Trabalho por Ralf Maciel, estudante de Administração @ , Em 05/11/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO


1. Introdução

O Estágio Supervisionado nas Confecções Paradellas teve como finalidade focar o Planejamento e Controle da Produção (PCP), vendas e estoques para produto acabado, objetivando um melhor uso dos recursos disponíveis para o atendimento mais eficiente de demanda.

Este estágio teve início em 2005 e serviu para me dar o mínimo de conhecimento suficiente sobre e PCP e aplicá-lo na empresa.

O objetivo deste estágio foi o de colocar-me em contato com a área de trabalho, mostrando como se deve proceder frente ao PCP, o qual pode ser definido como um conjunto de ações que interagem para direcionar o processo produtivo da empresa e supervisioná-lo, objetivando o cliente.

O estágio serviu para pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade e a sua utilização no cotidiano de uma empresa que produz roupas de dormir e está no mercado há quase cinco anos.


2. Descrição da empresa

2.1 Identificação:

Razão social: Ivana Paradellas Silva

CNPJ. 04.333.513/0001-34

Insc. Estadual: 2433390320064

Nome de fantasia: Confecções Paradellas

Endereço: Rua Dona Lira, 33 – Centro

Município e Estado: Eugenópilis-MG

Regime Jurídico da Empresa: Micro-empresa

Telefone: (32) 3333-1208

Prazo de duração: indeterminado

Setor de atividade: Indústria de confecções

Número de funcionários: 17

2.2 Histórico

Com uma linha de produção moderna, design arrojado e emprego de matéria-prima de primeira qualidade, a Confecções Paradellas fornece tanto ao atacadista quanto ao consumidor final, um produto bonito e extremamente confortável.

Sediada em Eugenópolis-MG, esta empresa teve seu começo com apenas três funcionários e produzindo cerca de 800 peças mensais no seu primeiro ano de funcionamento. A Confecções Paradellas hoje possui uma linha de produção de camisolas, pijamas, baby-dools, estimada em mais de 14 mil peças por mês, empregando 17 funcionários, todos de carteira assinada. Seu horário de expediente vai das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Na época de sua fundação (novembro/2000), o design e criatividade ainda eram bastante inibidos. A referida empresa tinha um capital de giro quase inexpressivo, o que era suficiente para pagamento de seus compromissos mensais (aluguel, luz, água, folha de pagamento, telefone), entre outros. Com o passar do tempo, a confecção começou a vender sua linha de produtos (camisola, robe, pijama), ainda dentro de um padrão considerado bastante simples.

A empresa conta ainda com um depósito de mercadorias de 100 m2 em um terreno próprio, cuja estrutura foi projetada com paredes protegidas contra umidade, para não danificar as mercadorias ali estocadas. Como o mercado de confecções está cada vez mais competitivo, entende-se que não basta ter bons preços apenas, é preciso oferecer um local agradável, onde os consumidores se sintam bem e a vontade, e não esquecendo o bom atendimento.

A empresa procura estar sempre com os preços atualizados para não perder espaço junto à concorrência, pois existem vários empreendedores disputando o mesmo espaço. A política de preço é compatível com a concorrência e a empresa vende tanto à vista quanto a prazo, porém, há grande predominância das vendas a prazo.


3 Estratégia utilizada

Uma estratégia utilizada foi a implantação do sistema de manufatura celular; é importante ressaltar que esta resultou em extraordinários ganhos para a Paradellas. Dentre os benefícios da manufatura celular verificados no setor industrial da empresa, destacaram-se:

  • Aumento do nível de satisfação e comunicação entre os operadores (maior autonomia);
  • Diminuição do tamanho de lotes;