Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Sistema Reprodutor

Trabalho por Jardel Martins de Vasconcelos, estudante de Biologia @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Sistema Reprodutor


INTRODUÇÃO

Sistema reprodutor feminino:

Este sistema é composto por vários órgãos, são eles:

  • ÚTERO: tem a forma de um abacate pequeno, com a parte menor virada para baixo. Possui elasticidade, assim pode aumentar de tamanho para o desenvolvimento do ovo. O colo do útero é a porção final do órgão que se encaixa no fundo do canal vaginal.
  • TROMPAS: são encontradas lateralizadas, sendo uma situada do lado direito e a outra do lado esquerdo. É através delas que o óvulo depois de fecundado pelo espermatozóide caminha até o útero, devido ao movimento que possuem.
  • OVÁRIOS: são dois pequenos órgãos redondos, um de cada lado da pelve. Eles produzem hormônios que são substâncias que circulam no sangue, muito importantes para o funcionamento dos órgãos genitais. As mulheres já nascem com seus óvulos e a cada menstruação, um óvulo amadurece todo mês (ovulação).
  • VAGINA: é o canal onde o espermatozóide segue até o útero, é por onde sai a menstruação. É nela que o homem introduz o pênis na relação sexual com penetração.
  • VULVA: é o conjunto dos órgãos genitais externos que compreende o monte púbico (monte de vênus), lábios maiores, lábios menores, clítoris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares.
  • CLÍTORIS: parte saliente situado acima da uretra, semelhante a uma ervilha, é um ponto muito sensível do corpo feminino.

Sistema reprodutor masculino:

  • PÊNIS: é um órgão cheio de vasos sanguíneos e recoberto por uma pele bem fina, que forma uma prega na ponta. Na cabeça ou glande do pênis está a abertura do canal uretral. É por este orifício que sai o sêmen (esperma) na hora da ejaculação, é também por onde a urina é eliminada. Quando o homem se exita, o pênis fica duro e aumenta de tamanho; é a ereção que facilita a penetração na vagina.
  • BOLSA ESCROTAL: é uma bolsa encoberta de pele fina e enrrugada e dentro dela situam-se os testículos.
  • TESTÍCULOS: são dois órgãos que possuem a forma de um ovo pequeno. São responsáveis pela produção de espermatozóides e hormônios.
  • URETRA: canal que sai da próstata e vai até a glande do pênis. É por este canal que escorre, não só a urina, mas também o esperma no momento da ejaculação.
  • PRÓSTATA: é uma glândula que se localiza no baixo ventre atrás da bexiga , próxima do reto e que produz grande parte do sêmen (líquido branco e leitoso que jorra quando o homem ejacula). A este líquido, também chamado esperma, se misturam os espermatozóides.
  • CANAL DEFERENTE: é a continuação do canal do epidídimo, é o ducto excretor do testículo.