Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Qualidade no Setor Compras

Trabalho por Jonas Eduardo de Souza Batista, estudante de Administração @ , Em 07/10/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+


Manaus

2005


RESUMO

Qualquer atividade industrial requer materiais e suprimentos com os quais possa trabalhar. A qualidade dos materiais deve ser adequada ao propósito a que se destinam e apropriada ao processo e equipamento que está empregando.

Para que se mantenha uma posição competitiva de vendas favorável e para que se obtenham lucros satisfatórios, os materiais devem ser adquiridos ao mais baixo custo, desde que satisfaçam as exigências de qualidade e de processamento.

Fornecedor e Cliente devem buscar mais do que somente boas negociações econômicas para ambos. Os fornecedores podem trazer para seu cliente reais vantagens e diferenciação.

É essencial que qualquer empresa tenha um plano de compra baseado em fornecedores competentes. Dentro de uma Cadeia de Suprimentos é essencial se ter fornecedores competentes para entregar produtos e serviços com qualidade, em termos contratuais favoráveis e capazes de responder as tendências do mercado e as mudanças tecnológicas.

Quando selecionamos fornecedores estamos reunindo um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro da quantidade, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento.

Contudo para iniciar a jornada de qualidade é preciso estabelecer um departamento centralizado de compras, a administração espera, antes de mais nada, o desempenho competente dos deveres do departamento e a satisfação dos objetivos básicos. Espera que o departamento seja eficientemente administrado, que envolva suas próprias diretrizes de ação e normas de conduta que possam resultar em custos econômicos de aquisições, assim como em custos econômicos de materiais.

A norma ISO 9000 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço.

As organizações acreditam nos preceitos da Gestão da Qualidade Total como estão detalhados na ISO 9000 e os segue. A prevenção e a melhoria contínua são os elementos fundamentais para garantir e manter a completa satisfação do cliente.

Os objetivos da qualidade, da ISO 9000 exige que a organização estabeleça objetivos de qualidade nos níveis de funções pertinentes que sejam "mensuráveis e coerentes com a política da qualidade".

As Organizações que possuem sua vanguarda, liderança e alta tecnologia, reforça o objetivo de assegurar em todas as suas iniciativas a crescente facilidade e comodidade aos clientes. Nesse sentido, optam por implementar "Sistema de Gestão da Qualidade" que é baseado na ISO 9000, que direciona a atenção para melhoria contínua.

A qualidade é por natureza uma função sistêmica. Para ilustrar o que é função sistêmica.A Qualidade é uma função sistêmica porque influencia todas as outras funções da empresa e é influenciada por todas elas.

Sendo função sistêmica, a Qualidade precisa de um sistema para que funcione bem. Este é chamado de Sistema da Qualidade, que é, pois, o conjunto de regras escritas que organizará o funcionamento eficiente da Função Qualidade na empresa.

Há vários possíveis modelos de Sistemas da Qualidade. O modelo ISO 9000 é o que vem sendo cada vez mais adotado no mundo, pela sua simplicidade e eficácia.


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com a finalidade de dissertarmos a respeito da função compras que é um segmento essencial do Departamento de Materiais ou Suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfaze-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi