Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Relatório de Estágio/ Observação na Educação Infantill

Trabalho por Zelair Olézia dos santos, estudante de Pedagogia @ , Em 08/07/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

Relatório de Estágio/ Observação - na Educação Infantil


O estágio realizado na Unidade de Educação Infantil Jardim Primaveras, pertencente à rede municipal de ensino, foi muito importante para mim, já que minha experiência na área formal da educação, principalmente com crianças de faixa etária inferior a 6 anos é bastante restrita.

Meu Estágio Supervisionado, teve como escola campo a Unidade Municipal de Educação Infantil Jardim Primaveras, situada à avenida das Sibipirunas, 5701, bairro Jardim Primaveras, no município de Sinop/MT.

No período de 17/05 à 10/06/2005, estive acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades, realizadas na Pré-Escola I, composta por 27 alunos com idade entre 4 e 5 anos, no período matutino, na referida escola, pautando-me no critério da Observação Participante que segundo: Minayo (1994, p.59), requer:

"o contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos, estabelece uma relação face a face com os observados, permite captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas; transmitem o que há de mais imponderável e evasivo na vida real".

Ainda, segundo Chizzotty (2003, p.90) "a observação participante ou direta é obtida por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista".

Na data e horário previsto para início do estágio, apresentei-me a Coordenadora da Unidade de Educação Básica Jardim Primaveras, onde fui bem recebida.

Em seguida, a coordenadora, apresentou-me a professora regente da turma, que me apresentou aos alunos, e, os apresentou a mim. Com bastante receptividade, os alunos e a professora cantaram, dando-me as boas vindas.

A Unidade de Educação Básica Jardim Primaveras, pauta-se em uma Filosofia sócio-interacionista, embasada em Vygotsky, onde "o desenvolvimento do sujeito ocorre a partir das interações com o meio social em que vive, já que as formas mais complexas emergem da vida social e o psiquismo humano é sempre mediado pelo outro. Ao internalizar as experiências fornecidas pela cultura, a criança reconstrói individualmente os modos de ação realizadas externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais" (segundo seu Plano Político Pedagógico - PPP) e apresenta como grade para a Pré-Escola I, os seguintes critérios e práticas:

07:00 horas - Recepção (TV, Jogos, brincadeiras, músicas);

07:30 minutos - Café

08:00 horas - Rotina pedagógica (oração, leitura – vogais, alfabeto, cores, nomes, calendário, tempo, cartazes, formas geométricas, roda de conversas);

08:30 minutos – Música ou atividade em sala com tema gerador;

09:35 minutos - Atividade Lúdica com tema gerador

10:30 minutos - Almoço e escovação dentária

11:00 horas - Saída

  • Toda quinta e sexta-feira – no primeiro horário, Inglês, Educação Artística, Educação Física.
  • Apresentações culturais e diversas - duas vezes por mês.

A Unidade Municipal de Educação Infantil Jardim Primaveras, atende de Berçário I a Pré-Escola II (5 a 6 anos); dispõe de 07 salas de aula com piso emborrachado, 01 sala para coordenação, 01 sala para atendimento e secretaria, 01 cozinha grande, móveis, eletrodomésticos e utensílios necessários para o refeitório e preparo da alimentação, 02 banheiros com 8 conjuntos sanitários cada, 8 pias lavabo, ambos adequados a idade das crianças, vários chuveiros com piso emborrachado, 01 sala para tv, 01 sala para lanche dos professores, 01 área nos fundos de tamanho regular, 01 área pequena na frente, 01 parque de areia, 01 parque de diversões em bom estado de conservação e uma ampla área verde. É uma escola ampla