Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Distribuição Atacadista

Trabalho por Ana Paula Trindade Reis, estudante de Administração @ , Em 21/05/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

DISTRIBUIÇÃO ATACADISTA


Por definição, Atacadista é o intermediário comerciante que vende a varejistas, a outros comerciantes e/ou utilizadores industriais, institucionais e comerciais, mas que não vende em quantidade substanciais a consumidores finais. O produtor que vende diretamente a intermediários é, tecnicamente, um atacadista.

Tipos de Organizações Atacadistas

Existem dois tipos básicos de atacado: pelo intermediário comerciante, o que assume a propriedade das mercadorias; e pelo intermediário agente, o que não assume a propriedade.

Estes tipos básicos podem ser subdivididos de muitas formas, onde nenhuma delas exclui necessariamete as demais: 1) pelas regiões a que servem, 2) pela natureza e variedade da mercadoria que manipulam, 3) pela espécie de serviço que oferecem, e 4) pelos tipos de consumidores a que servem.

Atacadistas Comerciantes de Bens de Consumo

Funções – Tanto em relação ao produto quanto ao varejista, o atacado de bens de consumo desempenha tipicamente funções de troca, funções de suprimento físico e funções facilitadoras.

  • Serviços ao produtor (fabricante) - O produtor, típico em nossa economia, opera em pequena escala e necessita de vários serviços. O atacadista tem condições de oferecer-lhe os seguintes serviços:
  • Distribuição – Uma vez que o atacadista se especialize em distribuição, pode aliviar o produtor de grande parte da responsabilidade e das despesas de venda.
  • Avaliação das tendências de Mercado – Como êxito da função atacadista depende, até certo ponto, da capacidade do atacadista de saber quais são as mercadorias que os varejistas e consumidores vão comprar, ele desenvolve grande sensibilidade para as condições de mercado. É capaz de sugerir novos produtos que o fabricante poderá lançar com sucesso, como pode aconselhar sobre embalagens, dimensão e formato das unidades, ou quantidade de mercadorias.
  • Transporte – Por meio de compras volumosas, o atacadista pode obter fretes mais baratos do que o produtor obtém quando faz pequenas remessas diretamente a clientes varejistas. Economia em embalagens, faturamento e contabilização resultam também destas remessas maiores.
  • Estacagem – O atacadista tem meios de estocar mercadorias na época de produção máxima ficando assim um suprimento reserva no qual pode atender a encomendas nas épocas de produção reduzida.
  • Ajuda Financeira – O apoio financeiro é proporcionado pelo atacadista sob muitas formas indiretas. Por meio de compras em grandes quantidade, podendo assim obter receita imediata. As despesas de venda, o produtor são menores do que seriam sem a ajuda do atacadista; assim, seus encargos financeiros são proporcionalmente aliviados O produtor poupa o custo de conceder a muitos varejistas e, em certos casos, chega até a financiar o produtor por meio de empréstimo.
  • Redução do Risco – A compra e a venda por atacado reduzem o risco do produtor. Por exemplo, o atacadista pode comprar mercadorias diretamente e assim reduzir o risco financeiro do produtor, assumindo a responsabilidade pelos prejuízos decorrentes de destruição, deterioração, mudanças de moda, furto, incêndio, oscilações de preços e inadinplência.
  • Serviços ao varejista – O atacadista pode oferecer ao varejista os seguintes serviços.
  • Compra – É o principal serviço do atacadista, que atua como agente comprador para os varejistas porque conhece intimamente as suas necessidades. Ele dispõe de um quadro de compradores treinados, conhecedores de produtos, mercados, e preços. Tem condições de concentrar uma diversidade de mercadorias de muitas origens diferentes e de armazená – las antes da procura. Estas atividades do atacadista facilitam grademente as compras do varejista.
  • Transporte – A maioria dos atacadistas possuem transporte próprio, o que dá ao varejista a vantagem da flexibilidade na movimentação das mercadorias. Além disso, o transporte do produtor ao atacadista em geral custa menos por unidade do que quando o varejista compra diretamente do produtor. Isto ocorre porque o atacadista compra em quantidades tão grandes