Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Comunicação Dentro e Fora da Empresa

Trabalho por Maria Oliveira, estudante de Administração @ , Em 13/04/2005

5

Tamanho da fonte: a- A+

Cultura Fora e Dentro da Empresa


1. Globalização da economia e intercâmbio cultural

Com a globalização no cenário da economia a influência na Comunicação Empresarial é inevitável, pois os negócios com diversos países levou-se também a culturas diferentes. Portanto falar e escrever Inglês e Espanhol é uma necessidade, que para se negociar com um determinado pais a importância de se conhecer a sua cultura (hábitos, costumes,linguagem,valores, crenças, etc) é fundamental para que o negócio seja fechado.

Existem outros aspectos quanto a negociar com culturas diferentes com o relacionamento com estas culturas tais como: as relações interpessoais (como lidar com as autoridades, de como é a hierarquia, qual a visão perante o jovens, os idosos, etc.); relações de gênero ( qual o papel do homem e da mulher naquele país); especialidade (a proximidade física); a maneira de decidir (as decisões podem ser coletivamente ou pôr representante).

Deve-se respeitar todo o tipo de cultura e nunca usar como padrão a sua própria cultura, sempre levando em conta seus costumes para que não prejudique um grande negocio.


2. Cultura Organizacional

O administrador deve sempre levar em consideração todo o conhecimento sobre seus costumes, o hábitos para que assim possam definir melhor estratégias de comunicação, para isto deve-se analisar o que é mais visível e concreto,como as questões nas quais devemos levar em consideração: objeto/criações; valores; pressupostos básicos.

Estes pressupostos básicos é uns dos mais importantes aspectos a se levar em consideração, pois nele é que irá se misturar os comportamentos e discursos, tornando-se quase impercepctíves dos observadores externo, outro aspecto é a realização entre cultura organizacional e o poder, esta determina de como o poder que esta dentro da estrutura hierárquica e centralizada onde a cultura será fechada, já numa estrutura mais horizontal e descentralizada a cultura será mais aberta.


3 - Modelos Decisórios

O modo como as decisões são tomada devem ser compreendidas no sentido de que a maneira de decidir variam em muitos aspectos, um estudo identificou a colonização e a industrialização no Brasil em empresa diferentes, as influências mais importantes nas atuais empresas brasileiras são de como a centralização do poder com a colonização dos portugueses são aplicadas atualmente nas organizações, tais como o Paternalismo e centralização de Poder; a falta de reconhecimento profissional e qualificação técnica; a comunicação continua sendo verbal, os cargos de comando são parentes na empresas de organização familiar, e as organizações da rede privada são maquinas de votos para cabide de emprego.

O desenvolvimento do Brasil aconteceu muito tarde e as estruturas organizacionais brasileiras entraram em choque com a comunicação informal e a formal. Existe vários tipos de comportamentos comunicativos sistematizado: a busca de informação; a troca de informações; a definição de problemas; a avaliação de alternativas e a escolha da decisão. Dentro destes comportamentos quatro tipos e estilos foram considerados:

a) Busca de Informação:

TIPOS:

a rotina ===> sempre a mesma coisa

no meio ambiente => qual a situação da empresa c/ relação ao meio externo

não rotina => informações novas

persuasiva => a manipulação do grupo/indivíduo

ESTILOS: busca propriamente dita; a espera de informações ; a delegação das funções

b) Troca de Informações: resolver os problemas com levantamento de relatórios, reuniões , atas, ou encontros espontâneos.

definição de problemas => é uma etapa delicada, pois a maneira como o problema será conduzido determina o modo de como resolve-lo, para isso são levantados informações, tendo varias reuniões e levando